24 de fevereiro de 2012

Planejamento anual de Língua Portuguesa para o Ensino fundamental e turma de Correção de Fluxo (SC)


ESTADO DE SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Educação Básica e Profissional

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ BOITEUX
Rua Marechal Câmara, 182,
Bairro Estreito, Florianópolis, SC.


















ORIENTAÇÃO CURRICULAR
COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica
Área de conhecimento: Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa









Professora: Rosane Hart
Turmas: 6º ano
                7ª e 8ª series
               8001 Correção de fluxo



Florianópolis
2012



ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica[1]


8ª Serie

1. LEITURA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
1.1 Gêneros textuais sugeridos:
Paródia, poema, teatro (narrar).
Reportagem, diário (relatar).
Normas e leis (instruir).
Artigo de opinião, carta de solicitação/reclamação (argumentar).
Artigo científico, paper, projeto, formulário, currículo (expor).
Crônica, variedades jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial, gêneros líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
1.2 Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.

2. ANÁLISE LINGUÍSTICO- DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal
(sujeito) e no sintagma verbal (predicado).

7ª Serie

1. LEITURA e PRODUÇÃO ESCRITA
1.1 Gêneros textuais
Lenda e narrativa de aventura (narrar).
Autobiografia (relatar).
Manual de instrução (instruir).
Propaganda comercial (argumentar).
Itinerário turístico e sinopse (expor).
1.2 Outros gêneros textuais
Crônica, diário, bilhete, convite, carta pessoa, email, cartas formais, folhetos, fôlderes, cartaz, entrevista, gêneros de opinião, editorial, poesia, poema, resumo, roteiros, relatório etc.
1.3 Tipologia textual
Descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
2. ANÁLISELINGÜÍSTICO-DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção. 2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal (pronome, substantivo) e no sintagma verbal (verbos no infinitivo, pretérito perfeito e imperfeito do indicativo), pontuação e acentuação gráfica.



6º Ano

Língua
Dialogia
Gênero
Texto/Discurso
Textualidade
Coesão/Coerência
Intertextualidade/Interdiscursividade
Polissemia/Polifonia
Gêneros textuais: biografia e autobiografia, relatos, conto, histórias da tradição oral, contos de fadas e o conto maravilhoso, mitos e lendas, narrativa fantástica, fábulas, matéria jornalística, histórias em quadrinhos, tirinhas em HQ, notícia, reportagem, propaganda, publicidade etc.
- Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.

8001 – correção de fluxo[2]

Então, ao final de 2012, esperamos que o estudante envolvido neste programa,  consolide as expectativas apresentadas adiante; contudo vale frisar que os conceitos/conteúdos elencados pelo professor, bem como a metodologia, a ação e a postura docente e o planejamento necessitam tomar como ponto de partida e de chegado o que se apresenta a seguir, considerando a reflexão levada a cabo até aqui.

a) Expectativas na dimensão textual
- Localizar informação explícita associada ao gênero textual.
-Identificar gênero textual por aspectos estruturais e elementos lexicais explícitos.
-Distinguir prosa e verso
-Explicitar o sentido global do texto.
-Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
-Identificar o padrão geral de organização de gêneros textuais, associando-o à sua função social.
-Identificar informação por interpretação de material gráfico diverso em texto multimodal.
-Relacionar elementos do texto com o contexto de produção.
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em função do gênero de texto e da situação de interlocução.
-Identificar informações que levem à construção de significados por meio de estratégias de antecipação.
-Identificar o tema de um texto com o auxílio de suas características tipológicas e/ou estruturais.
-Reconhecer presença de intertextualidade implícita.
-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
-Identificar a tese de um texto.
-Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
-Identificar referências e/ou remissões explícitas a outros textos.
-Localizar e relacionar informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, uma categoria ou um conceito.
-Relacionar características básicas do gênero textual, associando-o à sua função social e/ou a seu propósito comunicativo.
-Relacionar informações para justificar o ponto de vista de autores de gêneros argumentativos.
-Reconhecer estratégias discursivas de construção de argumentos e contra-argumentos.
-Relacionar o emprego de diferentes pessoas do discurso ao gênero textual.
-Associar o conteúdo do texto a seu suporte.
-Reconhecer público-alvo ao qual se destina o texto.
-Reconhecer gênero textual por meio de aspectos estruturais e/ou de suas características composicionais. 

b) Expectativas na dimensão variação linguística
-Distinguir marcas de linguagem oral e da linguagem escrita em função da situação interlocutiva.
-Justificar uso de fenômenos linguísticos das diferentes variedades da fala e da escrita, nos seguintes domínios: sistema pronominal; sistema de tempos verbais e emprego dos tempos verbais; casos gerais de concordância nominal e verbal para recuperação de referência e manutenção da coesão.
-Justificar escolhas pelo registro formal ou informal em função da situação de uso e/ou do propósito comunicativo.
-Identificar traços de formalidade e informalidade em diferentes gêneros orais.
-Identificar formas adequadas de cortesia verbal em interações orais do cotidiano comunicativo.
-Avaliar a diferença de comportamento linguístico nos processos de interação como um fato normal na língua.
-Identificar uso de palavras estrangeiras e criações neológicas como procedimentos argumentativos.
-Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos peculiares ás diferentes variedades linguísticas em função do gênero textual.
-Identificar emprego de diferentes níveis de uso de construções, palavras e locuções formais, informais, eufemísticas, hiperbólicas, irônicas, jocosas, de linguagem amorosa, infantil, criminosa etc.
-Explicar o uso de determinados empréstimos linguísticos ou gramaticais de outras línguas em um texto em língua materna.
-Identificar marcas do discurso oral como procedimento argumentativo no processo de recepção de textos de vários gêneros.
-Reconhecer características da língua coloquial.

c) Expectativas na dimensão sistêmica
-Inferir significado de palavra com base em índices linguísticos e contextuais.
-Recuperar informação explícita com base em conhecimentos linguísticos.
-Identificar função de letras maiúsculas no início de frases, de nomes próprios e de títulos.
-Estabelecer relação de sinonímia entre diferentes palavras.
-Identificar a função do substantivo na nomeação de algo ou alguém.
-Associar elementos pronominais (anafóricos ou catafóricos) a seus referentes.
-Associar uma palavra ou expressão a seu referente, observando a concordância entre eles.
-Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do fluxo informacional.
-Identificar propriedades de textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência) como recurso estratégico para sustentar o ponto de vista do enunciador.
-Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
-Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções e outros elementos conectores interfrásicos.
-Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
-Identificar o efeito de sentimento decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
-Estabelecer sentido com base nos sinais de pontuação, no processo de paragrafação, nas marcas do discurso direto etc.
-Identificar efeitos de ironia ou humor desencadeados por diferentes recursos linguísticos.
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.
-Identificar o valor semântico dos modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.
-Reconhecer a função de verbos empregados nos diferentes tempos verbais.
-Estabelecer relação causa/consequência, integrando texto e material gráfico.
-Reconhecer função de palavras ou expressões gramaticais em funcionamento.
-Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições e caracterizações.
-Reconhecer efeito de sentido obtido com escolha de pronome de tratamento.
-Reconhecer função de aspectos da modalidade oral, como hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, expressões idiomáticas, presença de contrações, presentes tanto na sintaxe como no léxico.
-Identificar função e efeitos de sentido de mecanismo de textualização, como relevo, resumo, referenciação e parafraseamento.
-Reconhecer função de elementos que enfatizem a intenção de persuadir (pela emoção) e convencer (pela razão).

d) Expectativas para as estruturas do conhecimento matemático em seus domínios
-Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais.
-Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e para agir sobre ela.
-Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e para agir sobre ela.
-Construir noções de variação de grandeza para compreensão da realidade e para agir sobre ela.
-Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.
-Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, interpolação e interpretação.
-Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.



[1] Documento preliminar ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica (2012) para os anos finais do Ensino Fundamental, grade curricular de 9 anos. Área de linguagens. Disciplina de Língua Portuguesa.
[2] Conteúdos retirados das Orientações curriculares e didático-pedagógicas para o Programa de Correção de Fluxo – 2012 elaborado pela SED.


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A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)