Secretaria de Estado da
Educação
Diretoria de Educação Básica e
Profissional
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ
BOITEUX
Rua Marechal Câmara, 182,
Bairro Estreito, Florianópolis, SC.
ORIENTAÇÃO CURRICULAR
COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação
Básica
Área de conhecimento: Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Rosane Hart
Turmas: 6º ano
7ª e 8ª series
8001 Correção de fluxo
Florianópolis
2012
ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica[1]
8ª Serie
1. LEITURA E PRODUÇÃO ORAL E
ESCRITA
1.1 Gêneros textuais sugeridos:
Paródia,
poema, teatro (narrar).
Reportagem,
diário (relatar).
Normas e
leis (instruir).
Artigo de
opinião, carta de solicitação/reclamação (argumentar).
Artigo
científico, paper, projeto, formulário, currículo (expor).
Crônica,
variedades jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial,
gêneros líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
1.2 Tipologia textual:
descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa,
informativa etc.
2. ANÁLISE LINGUÍSTICO- DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos
gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3
Coesão e coerência:
Ênfase
no sintagma nominal
(sujeito) e no sintagma verbal
(predicado).
7ª Serie
1. LEITURA e PRODUÇÃO ESCRITA
1.1 Gêneros textuais
Lenda e
narrativa de aventura (narrar).
Autobiografia
(relatar).
Manual de
instrução (instruir).
Propaganda
comercial (argumentar).
Itinerário
turístico e sinopse (expor).
1.2 Outros gêneros textuais
Crônica, diário, bilhete, convite,
carta pessoa, email, cartas formais, folhetos, fôlderes, cartaz, entrevista,
gêneros de opinião, editorial, poesia, poema, resumo, roteiros, relatório etc.
1.3 Tipologia textual
Descritiva,
dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
2. ANÁLISELINGÜÍSTICO-DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção. 2.2
Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos)
relacionados aos textos.
2.3
Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal (pronome,
substantivo) e no sintagma verbal (verbos no infinitivo, pretérito perfeito e
imperfeito do indicativo), pontuação e acentuação gráfica.
6º Ano
Língua
Dialogia
Gênero
Texto/Discurso
Textualidade
Coesão/Coerência
Intertextualidade/Interdiscursividade
Polissemia/Polifonia
Gêneros textuais:
biografia e autobiografia, relatos, conto, histórias da tradição oral, contos
de fadas e o conto maravilhoso, mitos e lendas, narrativa fantástica, fábulas,
matéria jornalística, histórias em quadrinhos, tirinhas em HQ, notícia,
reportagem, propaganda, publicidade etc.
-
Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva,
preditiva, narrativa, informativa etc.
8001 – correção de fluxo[2]
Então, ao final de 2012,
esperamos que o estudante envolvido neste programa, consolide as expectativas apresentadas
adiante; contudo vale frisar que os conceitos/conteúdos elencados pelo
professor, bem como a metodologia, a ação e a postura docente e o planejamento
necessitam tomar como ponto de partida e de chegado o que se apresenta a
seguir, considerando a reflexão levada a cabo até aqui.
a)
Expectativas na dimensão textual
- Localizar informação explícita associada ao
gênero textual.
-Identificar gênero textual por aspectos
estruturais e elementos lexicais explícitos.
-Distinguir prosa e verso
-Explicitar o sentido global do texto.
-Diferenciar as partes principais das secundárias
em um texto.
-Identificar o padrão geral de organização de gêneros
textuais, associando-o à sua função social.
-Identificar informação por interpretação de material
gráfico diverso em texto multimodal.
-Relacionar elementos do texto com o contexto de
produção.
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em
função do gênero de texto e da situação de interlocução.
-Identificar informações que levem à construção de
significados por meio de estratégias de antecipação.
-Identificar o tema de um texto com o auxílio de
suas características tipológicas e/ou estruturais.
-Reconhecer presença de intertextualidade
implícita.
-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais
opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
-Identificar a tese de um texto.
-Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.
-Identificar referências e/ou remissões explícitas
a outros textos.
-Localizar e relacionar informações explícitas
distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, uma
categoria ou um conceito.
-Relacionar características básicas do gênero
textual, associando-o à sua função social e/ou a seu propósito comunicativo.
-Relacionar informações para justificar o ponto de
vista de autores de gêneros argumentativos.
-Reconhecer estratégias discursivas de construção
de argumentos e contra-argumentos.
-Relacionar o emprego de diferentes pessoas do
discurso ao gênero textual.
-Associar o conteúdo do texto a seu suporte.
-Reconhecer público-alvo ao qual se destina o
texto.
-Reconhecer gênero textual por meio de aspectos
estruturais e/ou de suas características composicionais.
b) Expectativas
na dimensão variação linguística
-Distinguir marcas de linguagem oral e da linguagem
escrita em função da situação interlocutiva.
-Justificar uso de fenômenos linguísticos das
diferentes variedades da fala e da escrita, nos seguintes domínios: sistema
pronominal; sistema de tempos verbais e emprego dos tempos verbais; casos
gerais de concordância nominal e verbal para recuperação de referência e
manutenção da coesão.
-Justificar escolhas pelo registro formal ou
informal em função da situação de uso e/ou do propósito comunicativo.
-Identificar traços de formalidade e informalidade
em diferentes gêneros orais.
-Identificar formas adequadas de cortesia verbal em
interações orais do cotidiano comunicativo.
-Avaliar a diferença de comportamento linguístico
nos processos de interação como um fato normal na língua.
-Identificar uso de palavras estrangeiras e
criações neológicas como procedimentos argumentativos.
-Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso
de recursos expressivos peculiares ás diferentes variedades linguísticas em
função do gênero textual.
-Identificar emprego de diferentes níveis de uso de
construções, palavras e locuções formais, informais, eufemísticas,
hiperbólicas, irônicas, jocosas, de linguagem amorosa, infantil, criminosa etc.
-Explicar o uso de determinados empréstimos linguísticos
ou gramaticais de outras línguas em um texto em língua materna.
-Identificar marcas do discurso oral como
procedimento argumentativo no processo de recepção de textos de vários gêneros.
-Reconhecer características da língua coloquial.
c) Expectativas
na dimensão sistêmica
-Inferir significado de palavra com base em índices
linguísticos e contextuais.
-Recuperar informação explícita com base em
conhecimentos linguísticos.
-Identificar função de letras maiúsculas no início
de frases, de nomes próprios e de títulos.
-Estabelecer relação de sinonímia entre diferentes
palavras.
-Identificar a função do substantivo na nomeação de
algo ou alguém.
-Associar elementos pronominais (anafóricos ou
catafóricos) a seus referentes.
-Associar uma palavra ou expressão a seu referente,
observando a concordância entre eles.
-Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do
fluxo informacional.
-Identificar propriedades de textualidade
(continuidade, progressão, coesão e coerência) como recurso estratégico para
sustentar o ponto de vista do enunciador.
-Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
-Estabelecer relações lógico-discursivas presentes
no texto, marcadas por conjunções e outros elementos conectores interfrásicos.
-Estabelecer relação causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
-Identificar o efeito de sentimento decorrente do
uso da pontuação e de outras notações.
-Estabelecer sentido com base nos sinais de
pontuação, no processo de paragrafação, nas marcas do discurso direto etc.
-Identificar efeitos de ironia ou humor
desencadeados por diferentes recursos linguísticos.
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da
escolha de determinada palavra ou expressão.
-Identificar o valor semântico dos modos verbais
indicativo, subjuntivo e imperativo.
-Reconhecer a função de verbos empregados nos
diferentes tempos verbais.
-Estabelecer relação causa/consequência, integrando
texto e material gráfico.
-Reconhecer função de palavras ou expressões
gramaticais em funcionamento.
-Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em
descrições e caracterizações.
-Reconhecer efeito de sentido obtido com escolha de
pronome de tratamento.
-Reconhecer função de aspectos da modalidade oral,
como hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos,
coloquialismo, expressões idiomáticas, presença de contrações, presentes tanto
na sintaxe como no léxico.
-Identificar função e efeitos de sentido de
mecanismo de textualização, como relevo, resumo, referenciação e
parafraseamento.
-Reconhecer função de elementos que enfatizem a
intenção de persuadir (pela emoção) e convencer (pela razão).
d) Expectativas
para as estruturas do conhecimento matemático em seus domínios
-Construir significados e ampliar os já existentes
para os números naturais, inteiros e racionais.
-Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a
leitura e a representação da realidade e para agir sobre ela.
-Construir noções de grandezas e medidas para a
compreensão da realidade e para agir sobre ela.
-Construir noções de variação de grandeza para
compreensão da realidade e para agir sobre ela.
-Construir e utilizar conceitos algébricos para
modelar e resolver problemas.
-Interpretar informações de natureza científica e
social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de
tendência, interpolação e interpretação.
-Compreender conceitos, estratégias e situações
matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das
ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.
[1]
Documento preliminar ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO
NO QUE ENSINAR:
Conceitos e
conteúdos para a Educação Básica (2012) para os anos finais do Ensino Fundamental, grade
curricular de 9 anos. Área de linguagens. Disciplina de Língua Portuguesa.
[2]
Conteúdos
retirados das Orientações
curriculares e didático-pedagógicas para o Programa de Correção de Fluxo – 2012
elaborado pela SED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário