Escola Jose Boiteux: Um testemunho de amor à literatura
Hoje, (20), foi lançado o site Escritores Ilhéus em Movimento na Escola. Estavam presentes as escritoras Surya Namascar, Zeli Regina de Souza e Virginia Maria Yunes.
Ao chegar fomos acolhidas pelo diretor da Escola que nos recebeu com muita alegria. Logo após fomos para a Sala dos Professores, onde conhecemos vários professores e aquela que podemos dizer faz o diferencial na escola, no campo literário. A professora de Português Rosane Hart. Ela nos contou que seus alunos leem muito e que já venceram vários concursos literários. Que fazem feiras para vender “coisas” para comprar livros. E, fazem também apresentações belíssimas dos livros que leem na escola.
Em seguida fomos para sala de vídeo onde apresentamos o site e as escritoras falaram sobre seus livros e sobre a arte de escrever. Vamos voltar lá dia 29, para aplicar a oficina literária. Os alunos interagiram com perguntas sobre as obras dos escritores e aconteceu uma troca muito interessante do saber literário.
Abaixo publico o testemunho de Munyck Oliveira que esteve presente no lançamento:
Hoje fui com a minha tia jornalista Olga Oliveira apresentar para os alunos da oitava série o projeto Escritores Ilhéus em Movimento, na escola José Boiteux, junto com as escritoras Surya Namascar, Zeli Regina de Souza e Virginia Maria Yunes.
Sinceramente eu pensei que seria um fracasso, tendo em vista que só vemos notícias muito ruins com relação aos alunos, professores e métodos de ensino da rede pública. Eis que quando entramos na sala dos professores, conhecemos a professora de português Rosane Hart e ela começou a nos contar coisas incríveis sobre seus alunos. Mais uma vez pensei que a professora estava exagerando, mas ela nos contou que os alunos dela leem muito e que escrevem crônicas incríveis, que participam de concursos de redação, que o vocabulário deles é muito bom e que ela vê diariamente o desenvolvimento dos seus alunos através da leitura.
Quando chegou a hora da apresentação os alunos estavam um tanto inquietos, mas logo se envolveram nas histórias das escritoras, fizeram diversas perguntas, todas muito pertinentes e, nesse momento eu pude comprovar mais uma vez a diferença que um professor preocupado e engajado no aprendizado dos seus alunos pode fazer.
Saí de lá na certeza de tempos melhores, de crianças com futuros promissores, de jovens leitores que estão descobrindo um novo mundo, muito diferente do mundo que a maioria jamais conheceria se não fosse o esforço da professora Rosane.
Lindo ver os jovens na hora do recreio com livros embaixo do braço e não eram os livros escolares, mas os de literatura. Fico me perguntando o pq de eu não ver esse tipo de notícia na mídia?
Geralmente só vejo notícias ruins sobre as escolas municipais. Porque será que esses concursos de literatura que esses alunos participaram e venceram não são noticiados? Creio piamente que os exemplos que estão na mídia são seguidos por muitos, então por favor queridos amigos jornalistas, tentem dar uma atenção especial para essas crianças.
Parabéns para a professora Rosane Hart, para Olga Oliveira que foi a proponente do projeto Escritores Ilhéus em Movimento e para todos os escritores que estão participando do projeto. Quem quiser conhecer mais pode acessar o site:http://www.escritoresilheus.com.br/site/ Gostaria muito de contar com a colaboração dos jornalistas que conheço para que esse tipo de notícia esteja na mídia, pois realmente é impressionante o nível intelectual dos alunos da escola José Boiteux. Estou muito feliz e realizada em poder participar deste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário