Tipos de discurso e tipos de narrador
1. Leia com atenção o que a escritora Marina Colasanti escreveu sobre sua relação com um animalzinho. Perceba também que o texto apresenta o discurso indireto, isto é, há somente a presença de um narrador.
Breve história de um pequeno amor
Coisa mais feia é pombinho que nasceu há pouco. A pele escura, frouxa, sobra no corpo como pijama de irmão maior. Penas, nem pensar. As asas pequenas, a barriguinha gorda, as costelas aparecendo, as veias, ou que seja que vai azulando por baixo da pele, tudo parece ainda por terminar. Mas o pior é a cabeça. Grande demais para o corpo – acho que combinaria com o pelo se o esqueleto todo fosse maior -, desequilibrada sobre o pescoço magro, com um bico fino e comprido e dois olhos enormes, dois olhos saltados chegando à vida antes de todo o resto, ansiosos e meio cegos.
Assim eram os dois. Eu os amei imediatamente.
Fonte: Colasanti, Marina. Breve história de um pequeno amor. Ilustrações Rebeca Luciani. 1 ed. São Paulo: FTD, 2013, p. 8-9.
a) No fragmento anterior o narrador só narra os fatos ou participa também deles?
O narrador narra os fatos, no entanto, em determinado trecho da história ele dá sua opinião utilizando primeira pessoa “eu acho”.
b) Retire do texto a frase em que o narrador expressa a opinião dele.
“- acho que combinaria com o pelo se o esqueleto todo fosse maior -”.
Nesta atividade seria interessante que os alunos utilizassem um lápis colorido para pintar a frase em que o narrador expressa a opinião dele.
c) Observe que recursos o escritor utiliza no texto para destacar a frase “acho que combinaria com o pelo se o esqueleto todo fosse maior”.
O travessão.
Fique atento!
· Quando o narrador além de contar a história ainda participa dos fatos, dizemos que é um narrador-personagem, pois apresenta o texto em primeira pessoa – eu – e utiliza-se também de travessão e aspas para sinalizar esta fala.
· Quando temos a presença de um narrador que somente narra um fato sem participar deles – em terceira pessoa – dizemos que temos um narrador-observador.
2. Agora leia a fábula de Esopo “Os viajantes e o urso” e fique atento ao narrador.
Os Viajantes e o Urso
Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
- O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
- Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.
Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.
Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
- O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
- Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.
Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.
a) Você observou atentamente os narradores no texto “O viajante e o urso”? Então complete a legenda de acordo com o tipo de narrador encontrado: narrador-observador (terceira pessoa) ou narrador-personagem (primeira pessoa).
| Narrador-observador |
| Narrador-personagem 1 |
| Narrador-personagem 2 |
3. Leia atentamente o texto “Contos desenhados”. Depois, utilizando lápis coloridos (de cores diferentes), pinte no texto uma cor para o narrador-personagem e uma cor para o narrador-observador.
A criança que ia fazer compras
Uma criança ia fazer compras para sua mãe.
- Então, o que é pra comprar?
A mãe disse:
- Bem, você pode comprar um pão
e um bolo
e dois pães doces
e duas amêndoas doces
e uma banana
e dois pirulitos
e cinco uvas passas
e um pouco de algodão-doce.
Para o vendedor a criança perguntou:
- Bem, quanto custa tudo isso?
Ele respondeu:
Apenas 66 centavos.
GUSTAVSSON, Per. Contos desenhados / reunidos e contados por Per Gustavsson: ilustrações de Boel Werner; (tradução de Margareta Svensson). São Paulo: Callis, 2005, p. 42-44.
4. Utilizando ainda o exemplo do texto anterior “Contos desenhados” poderemos ainda observar a presença de discurso direto e de discurso indireto.
Discurso direto
É representado pelas falas do narrador-personagem (ou somente personagem). O narrador apresenta as falas das personagens através de travessão ou aspas. São utilizados pelo narrador alguns verbos de elocução (dizer, falar, perguntar, responder, exclamar, protestar etc.) para marcar a fala da personagem.
Exemplo:
- Por que você não pediu a sua mãe? Perguntou Ana.
Marta explicou a Ana o motivo:
- Não tive coragem, sabia que minha mão não permitiria que eu saísse sozinha.
Discurso indireto
Discurso indireto é quando temos a presença de um narrador que conta a história e reproduz a fala e as reações das personagens. É escrito normalmente em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras suas para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem.
É o registro da fala da personagem, mas essa fala é contada pelo narrador. Logo, nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que o leitor possa entender. Utiliza-se também o recurso de citar o nome de quem fez a pergunta para que o leitor não perca o referencial da personagem.
No exemplo a seguir temos a mescla do discurso direto com discurso indireto. Veja:
- Eu posso ir com você para o cinema. – Perguntou Ana.
Janete prontamente respondeu:
- Claro, adoraria.
Agora vejamos como fica o texto ao utilizarmos somente discurso indireto:
Ana perguntou a Janete se poderia ir com ela ao cinema. Janete respondeu prontamente que adoraria que Ana a acompanhasse.
Há ainda o Discurso indireto livre, no qual, a narrativa é interrompida para apresentar a fala de uma personagem, mas sem utilizar recursos gráficos como as aspas e o(s) travessão(ões) do discurso direto. As falas ou até mesmo os pensamentos das personagens aparecem repentinamente durante a narração. Nesse tipo de discurso exige-se do leitor muito mais atenção à leitura.
Veja no exemplo a seguir:
Ana estava perdida olhando a paisagem, pensando naquele menino que conhecera minutos antes na quadra da escola. Será que ele a vira? Será que também se interessara por ela? Ah! Como saber! O carro continuava cortando a paisagem, rajadas de vento e grossos pingos de chuva batiam com força no vidro do carro. O menino era tão lindo.
5. Como diferenciar discurso direto de discurso indireto:
Discurso direto | Discurso indireto |
Utiliza primeira ou segunda pessoa do discurso. - Iremos ao cinema. Tu vais conosco? Obs.: Em muitas situações de comunicação é comum utilizarmos o pronome Você (como segunda pessoa, mas o verbo conjugado em terceira pessoa). Exemplo: Você vai conosco? | Utiliza terceira pessoa. Minha amiga me disse que iriam ao cinema e me perguntou se eu iria com eles. |
Como os verbos se apresentam no discurso direto: a) Presente do indicativo - Comemos muitos pastéis. – Disseram meus primos. b) No pretérito perfeito do indicativo - Vocês já comeram os pastéis? – perguntou minha tia. c) No futuro do presente do indicativo - Vocês não comprarão nada na rua. – pediu a mãe. d) No imperativo - Comam todos os pastéis. Insistiu minha tia. | Como os verbos se apresentam no discurso indireto: a) Pretérito perfeito do indicativo Meus primos disseram que haviam comido muitos pastéis. b) No pretérito-mais-que-perfeito do indicativo Minha tia perguntou se meus primos comeram os pastéis. c) No futuro do pretérito A mãe pediu que seus filhos não comprassem nada na rua. d) No pretérito imperfeito do subjuntivo Minha tia insistiu para que meus primos comessem todos os pastéis. |
Utiliza-se o uso de pronomes demonstrativos de primeira pessoa. - Estes pastéis estão deliciosos! – Exclamou meu primo. | Utiliza pronomes demonstrativos de terceira pessoa. O primo dela (dele) exclamou que aqueles pastéis estavam deliciosos. |
Utiliza-se verbo de elocução acompanhado de sinal de pontuação (dois-pontos). Meu primo perguntou: - Mãe! Tem mais pastéis? | Utilização de pontuação diferenciada do discurso direto. Meu primo perguntou para a mãe dele se tinha mais pastéis. |
1. Veja a seguir como acontece a transformação de discurso direto em discurso indireto.
Fonte: WIKIMEDIA COMMONS. Teacher Swu. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2014.
Discurso direto
- Professora!
- Que é, Joãozinho?
- Eu quero dizer uma coisa muito importante.
- Fala.
- Estou com medo de assustar a senhora.
- Pode falar.
- É o papai.
- O que tem ele?
- Sei não. Ele disse que, seu eu tirar zero este mês, alguém vai levar uma surra.
Fonte: ZIRALDO. As anedotinhas do bichinho da maçã. 11 ed. São Paulo: Melhoramentos. 2004.
Agora obseve como o mesmo texto transforma-se ao utilizarmos o discurso indireto. No entanto, perceba que se preserva o mesmo sentido do texto base.
Discurso indireto
Joãozinho falou para a professora que queria dizer uma coisa muito importante para ela. A professora pediu que ele falasse.
No entanto, o garotou disse que estava com medo de assustá-la. Mesmo assim, ela pediu que ele falasse. Joãozinho, então, disse que era o pai, insinuando que havia algo de errado com o pai dele. A professora perguntou o que tinha com o pai.
Joãozinho, com a maior cara-de-pau, falou que não sabia de nada. Sabia apenas o que o pai havia dito que, caso ele tirasse zero naquele mês, alguém levaria uma surra. Insinuando assim que seria a professora.
Fonte: TAVARES, Roseli. Fala direta e fala indireta. Disponível em: <http://roseartseducar.blogspot.com.br/2011/11/discurso-direto-e-indireto.html>. Acesso em: 7 mar. 2013.
7. Transforme os textos que apresentam discursos diretos em discursos indiretos, fazendo as alterações necessárias.
a)
Trancado no quarto, gritei:
- Quem está aí fora?
Alguém estava trancado no quarto e gritou pedindo quem estava lá fora.
b)
A professora quis saber:
- Por que você faltou à prova, Carlos?
A professora perguntou a Carlos porque ele havia faltado à prova ou A professor quis saber de Calor qual o motivo de ele ter faltado à prova.
c)
A freguesa perguntou ao feirante:
- Qual é o preço da abobrinha?
A freguesa perguntou ao feirante qual era o preço da abobrinha.
d)
Ricardo concordou:
- Esta é a melhor solução.
Ricardo concordou que aquela era a melhor situação.
8. O texto “Piadinha” do escritor Ziraldo apresenta mesclado discurso direto e discurso indireto, transforme-o somente em discurso indireto, fazendo as adaptações necessárias.
O João estava vendo um álbum antigo e perguntou para a mãe:
– Mãe, quem são esses dois aqui nessa foto? Essa moça de branco e esse cabeludo de
bigode ao lado dela?
E a mãe explicou:
– Sou eu e seu pai!
– Esse é que é o papai? – perguntou o menino assustado.
– Então quem é esse careca que mora com a gente?
Ziraldo. Anedotinhas do Bichinho da Maçã. 11 ed. São Paulo, Melhoramentos, 2004.
João estava vendo um álbum antigo e observando uma das fotos questionou à mãe quem eram as duas pessoas que estavam nela. Quem era aquela moça vestida de branco e aquele homem cabeludo e de bigode que estava ao lado da mulher. A mãe explicou que era ela – a mãe dele e o pai dele.
O menino muito assustado questionou então quem era o careca que estava morando atualmente com eles.
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