6 de junho de 2014

Atividade sobre poesia: Patativa de Assaré


Atividade de Língua Portuguesa – Conteúdo: Poesia


 Leia a poesia Patativa do Assaré
Emigração e as consequências 
Neste estilo popular
Nos meus singelos versinhos,
O leitor vai encontrar
Em vez de rosas espinhos
Na minha penosa lida
Conheço do mar da vida
As temerosas tormentas
Eu sou o poeta da roça
Tenho mão calosa e grossa

Do cabo das ferramentas

Por força da natureza
Sou poeta nordestino
Porém só conto a pobreza
Do meu mundo pequenino
Eu não sei contar as glórias
Nem também conto as vitórias
Do herói com seu brasão
Nem o mar com suas águas
Só sei contar minhas mágoas
E as mágoas do meu irmão

[ . . .]

Meu bom Jesus Nazareno
Pela vossa majestade
Fazei que cada pequeno
Que vaga pela cidade
Tenha boa proteção
Tenha em vez de uma prisão
Aquele medonho inferno
Que revolta e desconsola
Bom conforto e boa escola
Um lápis e o caderno.


1. Quantos versos e quantas estrofes tem a poesia?__________________________________________________________________________

2. A palavra emigração significa “sair, deslocar-se de um local para outro (cidade, estado ou país)”. Em sua opinião, porque o poeta deu o título de “Emigração e suas consequências” à poesia? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Retire as rimas externas existentes na primeira estrofe: _________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Diga se nos versos a seguir o sentido é (D) denotativo ou (C) conotativo:
(     ) Conheço o mar da vida
(     ) Eu sou poeta da roça
(     ) Tenho mão calosa e grossa
(     ) Tenha em vez de uma prisão / aquele medonho inferno

5. Explique o que o poeta quis dizer com:
a) “Conheço do mar da vida / as temerosas tormentas” ______________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
b) “Fazei com que cada pequeno / que vague pela cidade / tenha boa proteção”________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. É (M) metáfora ou (C) comparação:
(    ) Minhas vitórias são glórias da poesia.
(    ) O mar da vida é como uma tormenta.
(    ) Sou poeta igual gente da terra.
(    ) Tenho mãos calosas e grossas tal qual a terra seca do chão.
(    ) Minhas mãos são minha libertação.
7. Assinale a alternativa em que aparece personificação.
a) O mar com suas águas claras.
b) O mar com suas águas nervosas.
c) O mar com sua água límpida.

8. Releia a última estrofe e explique pedido o poeta faz a Jesus Nazareno.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)