30 de junho de 2014

Fernando Moraes - Olga

‘’Olga, uma história que poucos conhecem. Uma mulher que muitos passaram a admirar ‘’


O AUTOR


Resultado de imagem para apartir ou a partir


O autor, Fernando Morais, conseguiu fazer uma pesquisa escaldante sobre a vida de Olga. Procurou em todos os cantos sobre cada detalhe, revirou livros e se encontrou com pessoas importantes na vida de Olga, incluindo o próprio Luiz Carlos Prestes. O resultado dessa brilhante pesquisa, nos trouxe tantos nomes que chega a ser exaltante o tamanho de informações obtidos. Sendo uma biografia, fez um trabalho excelente, reuniu os melhores momentos da personagem, e fez jus a sua história, que poucos ainda conhecem.



OLGA
Tenho certeza que todos já ouviram falar sobre a Segunda Guerra Mundial, e tenham uma vaga lembrança da palavra ‘’nazismo’’ ou ‘’comunismo’’. Quem sabe, um professor de história contou que o Brasil teve um presidente chamado Getúlio Vargas e com sorte, ainda ouviram falar sobre um político comunista chamado Luiz Carlos Prestes.
Mas e Olga Benario, já ouviram falar?


A HISTÓRIA
Olga Benario foi uma alemã judia da Alemanha dos anos 20, que desde jovem participara do meio político comunista.
            Adolescente ativa na Juventude Comunista, viveu clandestinamente com seu então namorado Otto Braun, dirigente comunista, com o qual foi presa. Olga, depois de ser solta, conseguiu armar um assalto á prisão, junto com o grupo de jovens comunistas, libertando Otto e saindo impune. 
Procurada pela polícia, é assim que Olga começa sua longa jornada, defendendo o comunismo, vivendo clandestinamente e depois virando dirigente da Internacional Comunista, onde Olga é designada a acompanhar Luiz Carlos Prestes de volta ao Brasil.
Prestes era conhecido como ‘’Cavaleiro da Esperança’’ por ter dirigido uma rebelião militar, com objetivos de tomar o poder do governo atual e mudar a situação no Brasil. A tal rebelião não deu certo, fazendo com que Prestes virasse um ‘’procurado especial’’ do Governo Vargas.
O objetivo era de Olga zelar, então, a segurança de Prestes e prestar os trabalhos da Internacional Comunista no Brasil, junto com outros encarregados, porém secretamente.  Prestes é aclamado presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora, que monta um movimento de insurreição contra o Governo Vargas.
Os movimentos, e as tentativas de impor uma nova ordem social são novamente abalados, levando todos os planos ao fracasso e os envolvidos a serem presos, desta vez por meios de forte tortura. Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes são separados por prisões e consequentemente nunca mais se veem.
É assim que o governo Vargas exila Olga do Brasil, embora contra os direitos humanos: Olga estava grávida de Prestes. Levada de volta á Alemanha, Olga dá a luz a sua filha Anita numa prisão de mulheres, e com um ano de idade Anita é tirada da mãe, passando a viver com a avó materna.
Olga é levada enfim para um Campo de Concentração, onde fica por uns três anos, até ser assassinada numa câmara de gás.


A história de Olga é repleta de lutas e fracassos, mas também de muita força e resistência. Em todos os momentos de sua vida, Olga nunca desistiu. Embora o sonho da liberdade, pelo justo, de o comunismo conseguir se reerguer e de se reencontrar com seu marido Prestes estarem longe, ela nunca se deixou ser derrotada. A vontade de continuar fazendo o que sabia de melhor, ensinando política, igualdade e força a quem quer que queira ouvir, dentro ou fora das prisões, e até mesmo no Campo de Concentração.
Olga é vista hoje como uma mulher sem limitações. O sentido de sua história não está somente empertigado no comunismo, revoluções e conquistas. A sua história lembra todas as mulheres que nunca desistiram dos seus sonhos e suas vontades. Dentro de suas últimas cartas, enviadas a mãe de Prestes e a ele próprio, está a prova de que Olga, embora enfraquecida, ainda se mantinha de queixo erguido.

’Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue [...] Até o ultimo momento manter-me-ei firme e com vontade de viver.’’ – Olga Benario Prestes.

Por Lyandra Costa

A história de Olga transformou-se em um filme no ano de 2004. Dirigido por Jayme Monjardim. Rapidamente tornou-se um sucesso de bilheteria (385 mil expectadores em apenas um final de semana).

Veja as três melhores cenas do filme Olga



Olga é interpretada por Camila Morgado, que fez um ótimo trabalho e Luís Carlos Prestes por Caco Ciocler. O filme recebeu três prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de 2005.

Assista: Olga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)