4 de janeiro de 2016

Como as crianças vão se apropriando do idioma? (Desenvolvimento da linguagem infantil)



O sentido de uma palavra é a soma e todos os eventos psicológicos que a palavra desperta em nossa consciência. (Vygotsky, 1993, p. 5)

Resultado de imagem para apartir ou a partirPelo fato de ser professora de Língua Portuguesa uma das coisas que mais me intriga e me instiga é observar como as crianças se apropriam da língua materna e como vão construindo o repertório linguístico deles.
Meus filhos foram minha fonte de pesquisa, tenho uma grande quantidade de vídeos, observações e anotações sobre a maneira de apropriação do idioma.

"A linguagem falada implica em um complexo aparelho anatômico-fisiológico, por meio do qual os sons são produzidos: pulmões, laringe, cavidade bucal, lábios, palato e cavidade nasal. A linguagem depende, ainda, do ponto de vista fisiológico, da articulação de áreas cerebrais progressivas pela comunicação simbólica verbal. Isto, entretanto, não é tudo, quando se quer explicar a linguagem em termos do que ela favorece ao desenvolvimento cognitivo humano."
Fonte: Desenvolvimento da linguagem infantil

Uma das formas é a adequação de uma palavra e de um sentido pré-existente a uma outra situação de comunicação adequando o sentido ao seu projeto de dizer.
Por exemplo:
A criança se corta e a mãe lava bem o local e faz um curativo, ou seja, coloca um band-aid. A criança observa que o curativo gruda na pele. E ao questionar a mãe, esta responde exatamente isto que no curativo há uma cola que gruda na pele. Neste momento a criança internalizou o sentido de "curativo" e "grudar".
Contudo, por falta de vocabulário específico a criança fará uma adequação vocabular fazendo uso de palavras e sentidos conhecidos em um outro contexto.
Adequação de sentido:
A criança vai ao supermercado e pede para a mãe comprar uma garrafinha de água como a da imagem ao lado.
Em casa, pergunta à mãe se pode retirar o curativo da garrafa e a mãe responde que sim, que pode retirar o rótulo.
A criança retira o rótulo e diz:
"Mãe! Tirei o curativo, mas ficou cheio de gruda-gruda na garrafa".
A mãe percebendo a intenção da criança, responde: "Colocaram muita cola no rótulo, por isso ele ficou grudento".
Automaticamente, a criança percebe o equívoco no uso dos vocábulos "curativo" e "gruda-gruda" e logo fará a adequação de sentido utilizando-se das novas palavras aprendidas.

"Graças ao processo de socialização, a criança amplia o seu vocabulário, não só quanto ao número de palavras, mas também quanto à complexidade dos conceitos utilizados. E o que é mais importante nesse processo é que a linguagem, uma vez apropriada, se transforma não só em instrumento do pensamento como, também, em instrumento de regulação do próprio comportamento."
Fonte: Desenvolvimento da linguagem infantil

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