3 de janeiro de 2016

Convivendo com a Trombose Venosa Profunda (TVP)



Conviver com a trombose não é uma tarefa muito agradável. Contudo, é inevitável para quem já a tem.
Você sabe o que é trombose?
"A trombose venosa profunda é o nome dado à formação de um coágulo sanguíneo, que ocorre geralmente na perna. Esses coágulos podem se deslocar pela corrente sanguínea e chegar a órgãos que desempenham funções vitais, o que faz com que essa condição seja extremamente perigosa."
Fonte: Boa Saúde

Resultado de imagem para TROMBOSE
fonte: Saúde

"A doença pede tratamento médico adequado o mais precocemente possível, pois sua evolução pode provocar a morte do paciente, devido ao fenômeno conhecido como embolia pulmonar, no qual os coágulos caem na corrente sanguínea, obstruindo a artéria pulmonar e/ou os seus ramos. Somente nos Estados Unidos estima-se 200 mil mortes ao ano causadas por trombo embolia-pulmonar."
Fonte: Boa Saúde


SAIBA COMO OCORRE A TROMBOSE


Há várias fases dessa convivência:
1. Sintomas inesperados - dores excessivas nas pernas. Na verdade, uma sensação de queimação.
2. Descoberta da doença.
3. PAVOR. Pois as informações que temos nesta fase inicial é de que algum conhecido nosso tem um outro conhecido que tinha trombose e teve que amputar a perna.
4. Tratamento:
Uso de anticoagulante
Dieta de vitamina K
Uso de meias de compressão
a) Mitos e verdades sobre as meias de compressão
b) Afinal, que meia é essa?
5. Aceitação
6. Recanalização dos vasos sanguíneos
7. Vida (quase) normal.
8. Momentos de revolta, normalmente, acompanhados de dor e inchaço.
9. E ainda... Uma perna com a circunferência ligeiramente maior ou muito maior do que a outra.

Fonte: Portal do Coração - Unisinos

E assim, vamos convivendo com a TVP dia após dia.
Por isso, o melhor remédio ainda é a prevenção.

Saiba como se prevenir:
  • Não ser sedentário. Fazer exercícios físicos regularmente.
  • Procurar movimentar os pés como se estivesse operando uma máquina de costura em situações que exijam muito tempo sentado.
  • Quando estiver em pé parado, mover-se discretamente como se estivesse andando sem sair do lugar.
  • Ao permanecer acamado, fazer movimentos com os pés e as pernas.
  • Evitar o fumo.
  • Controlar o peso.
  • Se você necessita fazer uso de hormônios ou já foi acometido de trombose ou tem história familiar de tendência à trombose (trombofilia), deverás consultar regularmente seu médico.
  • Usar meia elástica se os tornozelos incharem com freqüência.
  • Nunca se automedicar.


PREVINA-SE!


7 comentários:

  1. Muito boa sua atitude amiga coragem e fé só isso posso deixar pra voce rezo por vc tbm bjus

    ResponderExcluir
  2. É prima estou nas meias de compressão também porém o meu problema é somente inchaço nos tornolezos (má circulação), mas é bem interessante sempre ler sobre esses assuntos ate por que temos que nos prevenir. Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu tive duas tvp e tenho apenas 29 anos , sendo que a primeira foi com 28. Sem causa aparente. Não fumo, sem historico na família... enfim, ter que conviver é difícil e triste . Saúde e sorte a todos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada por compartilhar. Realmente, só que teve TVP sabe o que é viver sempre com muitos cuidados e apreensão.

      Excluir
  4. Oi gente! Tbm tenho TVP na perna esquerda faz 1 mes que descobri por conta de dores fortes e inchaço na perna. Fiquei 7 dias internada e estou tomando o xarelton 20mg e mais o DenuD . Tem 1 mes quando ando um pouco aumenta o inchaço e deitada desincha. Estou confuza porque dizem que tenho que me movimentar mais ai acontece o inchaço. Gostaria de saber com vcs se e normal ? Desde ja agradeco pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Oi gente! Tbm tenho TVP na perna esquerda faz 1 mes que descobri por conta de dores fortes e inchaço na perna. Fiquei 7 dias internada e estou tomando o xarelton 20mg e mais o DenuD . Tem 1 mes quando ando um pouco aumenta o inchaço e deitada desincha. Estou confuza porque dizem que tenho que me movimentar mais ai acontece o inchaço. Gostaria de saber com vcs se e normal ? Desde ja agradeco pela ajuda.

    ResponderExcluir

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)