A viagem foi surpreendente.
O trem vem contornando uma região em sua maioria de pequenas propriedades agrícolas e áreas reflorestadas de eucalipto e/ou pinus. Ou ainda com vinhedos e enormes plantações de olivas.
Nas imediações da cidade o trem vai para o subsolo e temos a sensação de uma viagem no tempo. Nossa última imagem é a da região marginal da cidade mais campesina e depois vamos ao subterrâneo e ao sair na estação temos um choque. O painel com os itinerários é quase indecifrável para nós que temos meia dúzia de opções de ônibus no Brasil.
A estação São Bento é simplesmente - deslumbrante!
A chegada à estação foi maravilhosa. A beleza da estação São Bento é de encher os olhos. Toda decorada com azulejos e representando diversas cenas da história de Portugal!
A visão que temos da cidade é estonteante.
Esta é a primeira imagem que temos do Porto ao sairmos da Estação de Trem. E com o mapa na mão, olhávamos todas essas ruas, ruelas e beco e não tínhamos a menor ideia de onde iríamos. Afinal, reserváramos o Hostel pela internet.
Na cidade percebemos um movimento muito grande turistas parece uma verdadeira babel. É uma mistura de idiomas. O que menos se ouve é o português.
À tarde um passeio pelo Porto. Atravessar uma das pontes para ver o rio nos proporcionou paisagens incríveis. Pena o dia estar um tanto nebuloso.
Nessa ponte os pedestres dividem espaço com o trem. Não há passagens para automóveis.
Aqui podemos ver um pouco da "ORLA DE GAIA", a cidade do outro lado de Porto.
Na verdade, a maioria das grandes empresas produtoras de Vinho do Porto (que é um vinho com alto teor alcoólico e adocicado) estão em Gaia. Contudo, os vinhedos estão no Vale do Rio Douro. REgião que fica a alguns quilômetros de Porto. Há a possibilidade de fazer um passeio até lá, mas como nossos euros estavam contados, ficamos somente nas fotos.
Um trem passando enquanto estávamos atravessando a ponte. O barulho é assustador. Além da vibração da ponte!!!
Os trens dessa região não tem dianteira ou traseira. Eles chegam às estações e podem seguir o trajeto ou retornar. No interior do trem há bancos que podemos viajar olhando para a frente ou para trás.
Na foto a seguir é possível visualizar as gôndolas com as quais se pode fazer um passeio pelo Rio Douro. As construções próximas ao rio são as muitas casas de vinhos que temos em Gaia.
A arquitetura é algo realmente de encher os olhos. São estilos arquitetônicos muito diferentes do que temos...
As portas desse edifício (se não me engano era um teatro) eram forjadas em ferro com um poema de Almeida Garret
Muitas dessas árvores floridas espalhadas pela cidade, floridas assim em pleno inverno.
As ruas com espaços para pedestres, poucos automóveis e um trem elétrico.
A temperatura estava em torno de 10 graus. Contudo é um frio um pouco diferente. A sensação térmica é de mais frio.
Vista da janela do nosso quarto no Hostel
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário