10 de fevereiro de 2016

Como foi o vôo de Lisboa a São Paulo

A saída do avião de Lisboa (Portugal) tinha saída prevista para às 7:55 da manhã. (Sim, isso mesmo. São tantos voos saindo que os horários são estranhos). Como é voo internacional chegamos no aeroporto com duas horas de antecedência. Ainda bem. Porque o aeroporto de Lisboa era enorme. Levamos mais de meia hora só para chegarmos até o portão de embarque. Não sei como não nos perdemos! E nada atrasou...


Viajar de avião não está entre os desejos de muitas pessoas. A hipótese de voar a uma altitude superior a oito mil metros e a quase 900 km/h é apavorante. A realidade não é como nas propagandas. Por mais corajosa que a pessoa seja, imagino ser impossível não ficar um pouco receoso antes de colocar os pés na aeronave

O caminho da sala de embarque até o avião era relativamente curto, mas a imagem do avião deu um medinho.
Saber que cerca de 400 pessoas dividirão os cerca de 70 metros de comprimento e que só o avião vazio pesa  177000kg é um pouco "aterrador". Imagine o peso dele com pessoas e bagagens!
Ainda bem que o medo (ou receio) logo passou! Tinha muita coisa pra ficar atenta!
Entrar no avião, acomodar a bagagem selecionar o que ficaria no banco...
Como estava voltando de um lugar que estava em pleno inverno, cuja temperatura estava em torno de 10 graus  para outro em pleno verão (São Paulo) precisava pensar em uma roupa prática pra não passar calor na chegada. Pois teria ainda que ir de São Paulo a Florianópolis.
E pensar ainda que mesmo com calefação quanto mais altitude o avião atingisse mais frio ficaria.
Lembro que na ida (saída do Rio de Janeiro com 40 graus e chegada em Lisboa com 8 graus) em determinado momento da viagem senti muito frio, então resolvi olhar no moving map (monitor com informações sobre o voo) e percebi que a temperatura era de menos 50 graus, fiquei espantada! Imaginei que estivesse errado.
Mas não!
Veja nos links abaixo:
Como faz pro avião não congelar lá em cima
Conheça as altitudes que os aviões podem alcançar

A previsão de duração do voo era de  9 horas e cinquenta minutos. E realmente foi o tempo da viagem.
A saída prevista para às 7:55 foi cumprida mesmo com o tempo chuvoso.
Na verdade, às 7:30 liberaram os passageiros para ir até o avião. Vinte minutos depois depois os quase 400 ocupantes estavam em seus lugares. Houve um pequeno contratempo quando o comissário de bordo anunciou a necessidade de trocar algumas pessoas de lugar para equilibrar o avião.
Achei graça, mas o clima sério e compenetrado das pessoas ao meu redor me fez engolir o riso.
Nisso, veio outro comissário e selecionou 8 passageiros e os mandou sentar no lado direito, o mesmo lado em que eu estava sentada. Passado isso, fomos preparados para decolar. Entre o movimento do avião a equipe de bordo nos dava instruções em português e inglês.
E, se até esse momento o passageiro ainda não estivesse com medo, essa seria a hora para tê-lo, pois a aeromoça disse: "Em caso de queda...".
Pavor...
Lembrei do episódio da queda do avião no seriado  LOST.
O medo passou tão logo o avião começou a mover-se calmamente pela pista de decolagem.
Foi nesse momento que decido gravar. Usei meu celular (já com o modo avião acionado) para gravar a decolagem.
Foram mais 10 minutos do avião andando pela pista até ele finalmente decolar.
Gravei esse vídeo para depois mostrar ao Othon, pois ele queria ver como era andar de avião.

No vídeo, as imagens não demonstram com clareza a velocidade. Nos 6 primeiros minutos o avião mantem uma velocidade constante. Depois disso, tem quase dois minutos de aceleração, quando ligam as turbinas. O barulho é ensurdecedor. E, cerca de 30 segundos é tempo que avião literalmente descola do chão a uma velocidade de mais de 200km/h.
Nesse momento parece que o corpo está colado no banco. A trepidação é muito grande. Assim que decola fica tudo muito suave.

Obs.: Por causa dos direitos autorais, tive que editar o vídeo e retirar a música (clássica) que era tocada durante a decolagem.

Curiosidade:
O vídeo a seguir mostra o interior do avião. Conheça mais sobre o Airbus A340 - TAP Portugal.


Durante o voo serviram duas refeições, pois saímos cedo de Lisboa. Assim, tivemos um almoço e o jantar a bordo. Como aparece no vídeo da TAP Portugal.

Foi uma experiência interessante e cansativa. Pra passar o tempo era ler ou assistir ou ainda caminhar pelos corredores para movimentar-se um pouco, pois não tenho o hábito de dormir em viagens.
Depois de (quase) dez horas de viagem chegamos em São Paulo ao final da tarde. Um calor de rachar. Foi um tal de tira cachecol, tira casaco, tira mais casaco...
Enfim, lar doce lar!

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