Saudades da época em que voltava da escola, descia a ladeira de casa correndo e abanando meu boletim gritando:
"Mãe! Ô meu boletim!"
Agora me deu uma vontade de fazer isso novamente, mas os tempos são outros.
Meu "boletim" está ai, no sistema ainda não estão todas as notas, mas concluí as disciplinas do curso de Doutorado em Literaturas (UFSC) com êxito.
Concluir as disciplinas tem um significado muito especial. Vai além da possibilidade de um título acadêmico, tornou-se a realidade e a realização de algo impensado e impossível. Este não não seria um espaço que deveria ser ocupado por mim. Não seria a trajetória acadêmica para uma filha de pais que não tiveram acesso ao Ensino Básico. É um salto geracional.
Salto este que me foi instigado justamente pelas histórias que ouvira sobre a importância de estudar e das possibilidades que a maioria da minha família não teve.
Eu e meu avô paterno aprendemos a ler juntos, decifrando letra por letra. Ele com mais de 50 anos e eu com 6.
Como não valorizar isso?
Como não perceber o esforço por ele empreendido?
Como não considerar a importância do conhecimento?
Sempre agradeço a todas as pessoas que atravessaram meu caminho e de alguma forma me incentivaram a fazer diferente, a romper com a cultura do senso comum, a me desvencilhar do "foi sempre assim" ou "pra quê estudar".
Então onde é o meu lugar?
Meu lugar é aqui onde estou.....
Mas ainda não acabou... Mais dois anos... Agora tenho SÓ a tese pra escrever.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A importância da leitura
A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)
-
O MAR Necessito do mar porque me ensina: não sei se aprendo música ou consciência não sei se é onda só ou ser profundo ou apenas rouca...
-
Por mais inacreditável que possa parecer a música "Hoje a noite não tem luar" foi gravada primeiro pelo grupo Menudo. Quando ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário