30 de agosto de 2016

O discurso que direciona o leitor: "A maior quadrilha do mundo"

Compartilho a imagem a seguir, pois a mesma "apareceu" em minha Timeline do Facebook.
Compartilho também para fazer uma análise sobre o discurso e os significados que o mesmo (re)produz
.
1. "Hoje é um dia que entrará para a história e será lembrado em todo o mundo".
Certamente, um dia em que o mandato de um presidente/uma presidenta é posto em xeque através do impeachment é histórico.
2. "E será lembrado em todo o mundo"
Certamente, basta acompanhar as publicações da Mídia internacional acerca do assunto para termos noção das proporções e da importância de tal situação. Na verdade, a mídia internacional tem feito uma cobertura mais coerente e sem direcionar a opinião dos leitores sobre o assunto, diferentemente (da maioria) da mídia brasileira que omite/tangencia/esquece ou prioriza apenas um ponto de vista. Nem sempre mantendo-se isenta de opinião/interesse.
Uma dificuldade enorme para nós leitores. É muito difícil tecer um parecer sobre determinado assunto utilizando como fonte apenas a TV aberta, por exemplo.
3. "Como o dia em que um povo honesto e pacífico se levantou"
As generalizações sempre são perigosas. Se considerarmos que cerca de 80% da população brasileira (Fonte: CNT-MDA) desconhece o motivo pelo qual a presidenta está sendo julgada. Não podemos precisar que o "povo" se levantou. Por outro lado, ao afirmar que "o povo honesto e pacífico se levantou" sentencia "o povo" que não é favorável ao impeachment como "desonesto" e "não pacífico". É uma mensagem implícita que reforça a ideia de que se pode considerar "povo" somente quem concorda com a opinião de quem fala.
4. (...) Um povo honesto e pacífico se levantou contra a maior quadrilha do mundo e venceu".
Nesta frase, implicitamente faz referência não só a presidenta, mas também aos que a acompanhavam no governo.
Contudo, há uma falha no discurso, pois se "a maior quadrilha" foi retirada do poder, obviamente a referência restringe-se ao PT, pois o interino Temer também fazia parte do Governo e não perdeu seu cargo. Logo, a "maior quadrilha" refere-se exclusivamente ao Partido dos Trabalhadores.
E afirmar que a "maior quadrilha do mundo" seria o PT sentencia o partido como sendo o único responsável pela corrupção (salvando os demais grupos e excluindo-os de serem acusados de corruptos). Contudo, em várias delações e nos processos investigados pelo Ministério Público, sabe-se que a corrupção atinge TODO o sistema político brasileiro. Não me recordo se há algum partido que fique ileso.
5. "A maior quadrilha do mundo"
Ao utilizar o superlativo o discurso elimina qualquer outro grupo, qualquer outra quadrilha. Significando que no mundo todo não há grupos que cometam "atrocidades" maiores das que vemos por aqui.
Me parece ingênuo tal argumento, mas há quem concorde!
6. "O povo (...) Venceu"
Precisamos refletir sobre essa vitória.
Vitória de qual povo honesto? Que História está sendo construída? Quais interesses estão sendo priorizados? Os direitos de quem estão sendo defendidos? Quais "corruptos" estão sendo depostos?
O que muda - efetivamente - em sua vida a perda do mandato da presidenta Dilma? Como ficarão os projetos sociais? Quem assumirá a presidência? O interino, Michel Temer, suspeito de corrupção?
Quais as propostas para a Educação, Saúde e Previdência Social?
A imagem do atual momento na mídia internacional é representada pela charge veiculada no jornal The New York Times, passível de muitas interpretações.
Fonte da imagem: The New York Times

Uma das palavras que temos ouvido muito é DEMOCRACIA.
Compartilho manchete da Deutsche Welle (em português) sobre o atual momento político:

"Brasil vive crise democrática profunda", diz imprensa alemã

Jornais e sites da Alemanha dão como certa a destituição definitiva de Dilma, mas questionam se manobras orçamentárias são suficientes para o impeachment: "A democracia será posta à prova com a mudança no poder."
Fonte: DW
São reflexões que temos que fazer sobre os discursos que se propagam. Temos que ser críticos. Essa é a ordem do dia. E não é fácil conseguir organizar argumentos coerentes.
Como o caso da primeira imagem, o discurso de des(re)constrói ao longo da análise.
Contudo, compartilhei a primeira imagem por concordar que realmente há uma quadrilha no Brasil.
Provavelmente, uma das maiores ou quiçá - a maior do mundo. Mas "a maior quadrilha do mundo" ainda está à solta.
Aproveito a mesma hipérbole, pois "a maior quadrilha do mundo" ainda está "sentada" e ocupando a maior parte das cadeiras do Congresso Nacional, está "solta" e ocupando a câmara dos deputados (federais e estaduais), de vereadores e se candidatando a vereador e/ou prefeito. Está tão à solta que continuam andando livremente... Tão livremente que podem ir e vir do exterior...
Já para o mundo (basta ler o que a maioria da mídia internacional noticiou) somos uma piada: políticos (em sua grande maioria - corruptos) julgando uma presidenta por manobras contábeis (pedaladas).
Vale refletir sempre...
Do contrário, viramos massa de manobra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)