Bem vindos ao Gestar II "Mostrando a Língua"
Gestar II - Formação Continuada em Serviço (MEC/SED SC)
Disciplina de Língua Portuguesa
"O nosso trabalho no Programa Gestar tem se orientado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo conteporâneo articulando-o a educação de nosso alunos. Uma escola mais democrática e amorosa, que vise à autonomia e a à auto-realização de cada aluno e que, ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade". (Aprsentação, Guia Geral Gestar II)
Currículo do Gestar II - Língua Portuguesa
A – Qual é o objetivo geral do Gestar II de Língua Portuguesa?
O Gestar II tem como objetivo maior possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Este processo de escolarização visa à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas. Os objetivos, na perspectiva do desenvolvimento do professor, estão entrelaçados.
O programa busca a valorização profissional e pessoal do professor, destacando as suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relações e de compromissos com ela. A complexidade cada vez maior de nossa sociedade exige que o trabalho do profissional da educação se embase em uma visão ampla e crítica dos fenômenos da vida moderna. É essencial que o professor, além de usuário qualificado da Língua, tenha também a função de mediar a criação de situações mais diversas de interação de seus alunos e de estimular os processos de elaboração e reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativas.
B – Qual é a sua especificidade ou o que o torna inovador em relação aos outros programas de formação existentes?
Na perspectiva da formação continuada, o Gestar II prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural,no qual a Língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de nossas experiências. Por isso, toda a discussão sobre a Língua Portuguesa não se faz por intermédio do texto, mas no texto. Desse modo, todo texto verbal ou não-verbal será interpretado com uma razoável profundidade, para garantir o mergulho em sistemas culturais marcados para todos os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências distintas. Dessa forma, o Gestar II de Língua Portuguesa busca introduzir os professores na apreciação da cultura letrada (local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo em que estabelece o diálogo desta com as demais linguagens e manifestações culturais. Essa postura, mais do que possibilita, privilegia os trabalhos docente e discente realizados de forma coletiva e interdisciplinar, incentivando ainda a utilização de vários materiais já disponibilizados pelo PNBE (Plano Nacional Biblioteca da Escola) e pela TV Escola, por exemplo.
C – Quais são as competências esperadas dos professores ao final do programa?
a) Como usuário da Língua:
• Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos.
• Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa.
• Reconhecer os usos sociais da Língua, em todas as modalidades, até mesmo como participação política e cidadã.
• Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos, até mesmo obras didáticas.
• Interessar-se pelos diversos tipos de textos artísticos, especialmente de literatura.
b) Como profissional da educação:
• Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à sua comunidade, valorizando as práticas democráticas.
• Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (formação profissional e ampliação de horizontes).
• Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos.
• Refletir sobre a sua prática docente e sobre a atuação da escola e suas relações com a sociedade.
c) Como professor de Língua Portuguesa, orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa:
• Observando, registrando, organizando e sistematizando os fatos da gramática interna,da gramática descritiva e da gramática normativa.
• Selecionando e organizando os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem, em função das características dos seus alunos de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
• Pesquisando, avaliando e adotando métodos, estratégias e materiais mais adequados e inovadores para a sua atuação.
D – Como organizar o currículo de Língua Portuguesa no Gestar II?
O currículo de Língua Portuguesa organiza-se em torno de questões que já, há algum tempo, fundamentam o seu ensino-aprendizagem. Pelo seu alcance, tais questões têm uma função irradiadora, capacitando o professor para a abordagem autônoma de outros pontos do currículo para os dois ciclos em que trabalha. Para se chegar a esse trabalho autônomo do professor, o currículo do Gestar II desenvolve-se em forma de espiral aberta, da qual as questões são retomadas e ampliadas,estabelecendo sempre novas conexões e abordagens.
E – Como está organizada a Proposta Pedagógica do Gestar II de Língua Portuguesa?
A proposta pedagógica organiza-se, conforme já explicitamos, para o desenvolvimento do letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e da análise das situações sócio-comunicativas, tendo o texto como eixo central da resolução de problemas. Nos Cadernos de Teoria e Prática, busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico. Essa postura aponta, sobretudo, para uma perspectiva em que o texto é visto como a concretização das situações de interação e um produto de condições sócio-históricas, em que a significação é o ponto central. A nossa proposta parte do pressuposto de que a significação se produz na cultura. Sendo assim, a formação do professor e o desenvolvimento das ações de ensino-aprendizagem devem privilegiar o processo de significação que considere o texto e as relações intertextuais definidas sócio-historicamente pela cultura.
Considerando que o professor de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos) é um profissional formado no curso superior e que leciona nas diversas regiões do país, a nossa proposta é que o trabalho com os textos clássicos e consagrados se mescle com os dos autores regionais e as formas da cultura popular, ao mesmo tempo em que se fazem pontes com os assuntos mais relevantes no plano internacional. Essas considerações levam à definição da linha dorsal do programa como uma construção de cadernos de estudo a partir de temas transversais propostos nos PCN e significativos tanto para o professor quanto para o aluno dos ciclos em foco.
A escolha do tema de cada TP comanda, primeiramente, a seleção de textos nos mais diversos gêneros discursivos, além de outras produções culturais e artísticas, abrindo-se um amplo leque de leitura.
Todos os temas serão construídos com os professores por meio da análise e da reflexão; haverá, para cada tópico, os momentos de sínteses, como elaborações do próprio professor. Tais sínteses têm momentos de construção individual e momentos de construção coletiva. Daí a importância das oficinas que reúnem cursistas e formador em uma ampla discussão dos temas e da transposição para a prática pedagógica.
Em cada caderno, haverá, ainda, a busca do alargamento de horizontes dos professores: serão sugeridas outras manifestações sobre o tema do TP ou da Unidade, no sentido de ampliar o campo de análise e discussão das questões abordadas. Assim, serão indicados filmes, peças de teatro, composições musicais, obras literárias, obras de artes plásticas que dialoguem entre si e com o tema proposto. Sistematicamente, as considerações em torno do avanço da competência comunicativa do professor são levadas para o campo de sua prática, procurando-se a transposição adequada de conteúdos e situações, em função dos alunos de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
Concepções do programa:
• Concepção da relação desenvolvimento-aprendizagem em Língua Portuguesa.
A concepção central no Gestar II da linguagem como interação já esclarece a importância do trabalho com Língua Portuguesa, na medida em que a aprendizagem é sempre um processo de interação, seja com os professores, seja com os colegas (idéia básica do desenvolvimento proximal), seja com documentos ou outras manifestações humanas. O desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, o qual se evidencia na oralidade, na leitura e na produção de textos, é a garantia de seu melhor desempenho
com relação ao desenvolvimento dos demais conteúdos curriculares, como também de seu próprio desenvolvimento integral como pessoa. Nesses ciclos, serão privilegiadas situações de aprendizado que focalizem a discussão, a participação e a troca entre colegas, propondo-se atividades que proporcionem momentos de aprendizado individual, em grupos e coletivos.
• Concepção de atividade de aprendizagem
A mesma concepção de linguagem como interação implica entendê-la como atividade-trabalho dos interlocutores. Desse modo, o desenvolvimento da linguagem só pode dar-se por meio de atividades significativas que passam a ser o componente essencial deste projeto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Mediadas pelo professor e em interação constante entre colegas, as atividades de aprendizagem do aluno das séries finais do Ensino Fundamental devem ser planejadas estabelecendo-se relações entre conteúdos e conhecimentos pretendidos dos dois ciclos e promovendo-se um progressivo aprofundamento da percepção e da análise, com relação às experiências vividas. As atividades devem também oferecer muitas possibilidades para que os alunos tornem-se progressivamente autônomos e possam obter novas informações, exercitar estratégias diversificadas e com graus de complexidade crescente de interação e aprender diferentes formas de produção de significação.
• A pessoa do professor de Língua Portuguesa.
Tanto quanto a própria educação, o letramento é um processo contínuo de crescimento, envolvendo todos em um projeto educacional. No Gestar II, busca-se valorizar o professor como aquele que, ao mesmo tempo em que ensina, está em constante processo de aprendizagem. Assim, parece essencial o seu entusiasmo por essa dupla face de sua função, a busca constante do aperfeiçoamento pessoal e profissional, o que determina a necessidade da incessante busca de melhoria de seu desempenho como leitor e escritor, mas também como interlocutor-ouvinte, papel essencial de sua atuação em sala de aula, em que a escuta e a leitura do texto do aluno são condições para a consecução do objetivo maior do ensino-aprendizagem da Língua.
F – Qual é a ementa do programa de Língua Portuguesa?
Ementas dos Cadernos de Teoria e Prática de Língua Portuguesa – Módulo I
Gestar II - Formação Continuada em Serviço (MEC/SED SC)
Disciplina de Língua Portuguesa
"O nosso trabalho no Programa Gestar tem se orientado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo conteporâneo articulando-o a educação de nosso alunos. Uma escola mais democrática e amorosa, que vise à autonomia e a à auto-realização de cada aluno e que, ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade". (Aprsentação, Guia Geral Gestar II)
Currículo do Gestar II - Língua Portuguesa
A – Qual é o objetivo geral do Gestar II de Língua Portuguesa?
O Gestar II tem como objetivo maior possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Este processo de escolarização visa à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas. Os objetivos, na perspectiva do desenvolvimento do professor, estão entrelaçados.
O programa busca a valorização profissional e pessoal do professor, destacando as suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relações e de compromissos com ela. A complexidade cada vez maior de nossa sociedade exige que o trabalho do profissional da educação se embase em uma visão ampla e crítica dos fenômenos da vida moderna. É essencial que o professor, além de usuário qualificado da Língua, tenha também a função de mediar a criação de situações mais diversas de interação de seus alunos e de estimular os processos de elaboração e reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativas.
B – Qual é a sua especificidade ou o que o torna inovador em relação aos outros programas de formação existentes?
Na perspectiva da formação continuada, o Gestar II prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural,no qual a Língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de nossas experiências. Por isso, toda a discussão sobre a Língua Portuguesa não se faz por intermédio do texto, mas no texto. Desse modo, todo texto verbal ou não-verbal será interpretado com uma razoável profundidade, para garantir o mergulho em sistemas culturais marcados para todos os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências distintas. Dessa forma, o Gestar II de Língua Portuguesa busca introduzir os professores na apreciação da cultura letrada (local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo em que estabelece o diálogo desta com as demais linguagens e manifestações culturais. Essa postura, mais do que possibilita, privilegia os trabalhos docente e discente realizados de forma coletiva e interdisciplinar, incentivando ainda a utilização de vários materiais já disponibilizados pelo PNBE (Plano Nacional Biblioteca da Escola) e pela TV Escola, por exemplo.
C – Quais são as competências esperadas dos professores ao final do programa?
a) Como usuário da Língua:
• Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos.
• Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa.
• Reconhecer os usos sociais da Língua, em todas as modalidades, até mesmo como participação política e cidadã.
• Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos, até mesmo obras didáticas.
• Interessar-se pelos diversos tipos de textos artísticos, especialmente de literatura.
b) Como profissional da educação:
• Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à sua comunidade, valorizando as práticas democráticas.
• Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (formação profissional e ampliação de horizontes).
• Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos.
• Refletir sobre a sua prática docente e sobre a atuação da escola e suas relações com a sociedade.
c) Como professor de Língua Portuguesa, orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa:
• Observando, registrando, organizando e sistematizando os fatos da gramática interna,da gramática descritiva e da gramática normativa.
• Selecionando e organizando os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem, em função das características dos seus alunos de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
• Pesquisando, avaliando e adotando métodos, estratégias e materiais mais adequados e inovadores para a sua atuação.
D – Como organizar o currículo de Língua Portuguesa no Gestar II?
O currículo de Língua Portuguesa organiza-se em torno de questões que já, há algum tempo, fundamentam o seu ensino-aprendizagem. Pelo seu alcance, tais questões têm uma função irradiadora, capacitando o professor para a abordagem autônoma de outros pontos do currículo para os dois ciclos em que trabalha. Para se chegar a esse trabalho autônomo do professor, o currículo do Gestar II desenvolve-se em forma de espiral aberta, da qual as questões são retomadas e ampliadas,estabelecendo sempre novas conexões e abordagens.
E – Como está organizada a Proposta Pedagógica do Gestar II de Língua Portuguesa?
A proposta pedagógica organiza-se, conforme já explicitamos, para o desenvolvimento do letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e da análise das situações sócio-comunicativas, tendo o texto como eixo central da resolução de problemas. Nos Cadernos de Teoria e Prática, busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico. Essa postura aponta, sobretudo, para uma perspectiva em que o texto é visto como a concretização das situações de interação e um produto de condições sócio-históricas, em que a significação é o ponto central. A nossa proposta parte do pressuposto de que a significação se produz na cultura. Sendo assim, a formação do professor e o desenvolvimento das ações de ensino-aprendizagem devem privilegiar o processo de significação que considere o texto e as relações intertextuais definidas sócio-historicamente pela cultura.
Considerando que o professor de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos) é um profissional formado no curso superior e que leciona nas diversas regiões do país, a nossa proposta é que o trabalho com os textos clássicos e consagrados se mescle com os dos autores regionais e as formas da cultura popular, ao mesmo tempo em que se fazem pontes com os assuntos mais relevantes no plano internacional. Essas considerações levam à definição da linha dorsal do programa como uma construção de cadernos de estudo a partir de temas transversais propostos nos PCN e significativos tanto para o professor quanto para o aluno dos ciclos em foco.
A escolha do tema de cada TP comanda, primeiramente, a seleção de textos nos mais diversos gêneros discursivos, além de outras produções culturais e artísticas, abrindo-se um amplo leque de leitura.
Todos os temas serão construídos com os professores por meio da análise e da reflexão; haverá, para cada tópico, os momentos de sínteses, como elaborações do próprio professor. Tais sínteses têm momentos de construção individual e momentos de construção coletiva. Daí a importância das oficinas que reúnem cursistas e formador em uma ampla discussão dos temas e da transposição para a prática pedagógica.
Em cada caderno, haverá, ainda, a busca do alargamento de horizontes dos professores: serão sugeridas outras manifestações sobre o tema do TP ou da Unidade, no sentido de ampliar o campo de análise e discussão das questões abordadas. Assim, serão indicados filmes, peças de teatro, composições musicais, obras literárias, obras de artes plásticas que dialoguem entre si e com o tema proposto. Sistematicamente, as considerações em torno do avanço da competência comunicativa do professor são levadas para o campo de sua prática, procurando-se a transposição adequada de conteúdos e situações, em função dos alunos de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
Concepções do programa:
• Concepção da relação desenvolvimento-aprendizagem em Língua Portuguesa.
A concepção central no Gestar II da linguagem como interação já esclarece a importância do trabalho com Língua Portuguesa, na medida em que a aprendizagem é sempre um processo de interação, seja com os professores, seja com os colegas (idéia básica do desenvolvimento proximal), seja com documentos ou outras manifestações humanas. O desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, o qual se evidencia na oralidade, na leitura e na produção de textos, é a garantia de seu melhor desempenho
com relação ao desenvolvimento dos demais conteúdos curriculares, como também de seu próprio desenvolvimento integral como pessoa. Nesses ciclos, serão privilegiadas situações de aprendizado que focalizem a discussão, a participação e a troca entre colegas, propondo-se atividades que proporcionem momentos de aprendizado individual, em grupos e coletivos.
• Concepção de atividade de aprendizagem
A mesma concepção de linguagem como interação implica entendê-la como atividade-trabalho dos interlocutores. Desse modo, o desenvolvimento da linguagem só pode dar-se por meio de atividades significativas que passam a ser o componente essencial deste projeto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Mediadas pelo professor e em interação constante entre colegas, as atividades de aprendizagem do aluno das séries finais do Ensino Fundamental devem ser planejadas estabelecendo-se relações entre conteúdos e conhecimentos pretendidos dos dois ciclos e promovendo-se um progressivo aprofundamento da percepção e da análise, com relação às experiências vividas. As atividades devem também oferecer muitas possibilidades para que os alunos tornem-se progressivamente autônomos e possam obter novas informações, exercitar estratégias diversificadas e com graus de complexidade crescente de interação e aprender diferentes formas de produção de significação.
• A pessoa do professor de Língua Portuguesa.
Tanto quanto a própria educação, o letramento é um processo contínuo de crescimento, envolvendo todos em um projeto educacional. No Gestar II, busca-se valorizar o professor como aquele que, ao mesmo tempo em que ensina, está em constante processo de aprendizagem. Assim, parece essencial o seu entusiasmo por essa dupla face de sua função, a busca constante do aperfeiçoamento pessoal e profissional, o que determina a necessidade da incessante busca de melhoria de seu desempenho como leitor e escritor, mas também como interlocutor-ouvinte, papel essencial de sua atuação em sala de aula, em que a escuta e a leitura do texto do aluno são condições para a consecução do objetivo maior do ensino-aprendizagem da Língua.
F – Qual é a ementa do programa de Língua Portuguesa?
Ementas dos Cadernos de Teoria e Prática de Língua Portuguesa – Módulo I
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