ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
* Leia o fragmento
do texto “Marcelo, marmelo, martelo”
da autora Ruth Rocha.
Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas:
- Mamãe, por que é
que eu me chamo Marcelo?
- Ora, Marcelo foi
o nome que eu e seu pai escolhemos.
- E por que é que
não escolheram martelo?
- Ah, meu filho, martelo
não é nome de gente! É nome de ferramenta...
- Por que é que
não escolheram marmelo?
- Por que marmelo
é nome de fruta, menino!
- E fruta não
podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?
1. Com relação ao texto, assinale C
para o que for CORRETO ou I para
INCORRETO:
( ) As palavras Marcelo, marmelo
e martelo derivam da palavra MAR.
( ) O substantivo Marcelo está
escrito com letra maiúscula, pois é substantivo comum.
( ) “Marcelo cismou com o nome
das coisas” é o mesmo que dizer Marcelo cismou com os substantivos.
( ) O adjetivo curioso caberia a Marcelo?
*Leia o fragmento “Entre os Adjetivos” retirado do livro de Monteiro
Lobato “Emília no país da Gramática”.
No bairro dos ADJETIVOS o aspecto
das ruas era muito diferente. Só se viam palavras atreladas. Os meninos
admiravam-se da novidade e o rinoceronte explicou:
- Os Adjetivos, coitados, não têm pernas; só podem movimentar-ser
atrelados aos Substantivos. Em vez de designarem seres ou coisas, como fazem os
Nomes, os Adjetivos designam as qualidades dos Nomes.
Nesse momento os meninos viram o Nome Homem, que saía duma casa puxando um
Adjetivo pela coleira.
- Ali vai um exemplo – disse Quindim. – Aquele Substantivo entrou
naquela casa para pegar o Adjetivo Magro.
O meio da gente indicar que um homem é magro consiste nisso – atrelar o
Adjetivo Magro ao Substantivo que
indica o Homem.
- Logo, Magro é um Adjetivo
que qualifica o Substantivo – disse Pedrinho – porque indica a qualidade de ser
magro.
- Qualidade ou defeito? – asneirou Emília. – Para Tia Nastácia ser magro
é defeito gravíssimo.
- Não burrifique tanto, Emília! – ralhou Narizinho. – Deixe o
rinoceronte falar.
O armazém dos Adjetivos era bem espaçoso e algumas
prateleiras recobriam as paredes. Na prateleira dos qualificativos PÁTRIOS,
Narizinho encontrou muitos conhecidos seus, entre os quais Brasileiro, Inglês,
Chinês, Paulista (...) que só eram atrelados a seres ou coisas do Brasil, da
Inglaterra, da China e de São Paulo (...).
Havia ali muito poucos Adjetivos daquela espécie.
Mas as prateleiras dos que não eram Pátrios estavam atopetadinhas. Os meninos
viram lá centenas, porque todas as coisas possuem qualidades e é preciso um
qualificativo para cada qualidade das coisas. Viram lá Seguro, Rápido, Branco, Belo, Mole, Macio, Áspero, Gostoso, Implicante,
Bonito, Amável, etc. – todos os que existem.
2. “Não burrifique tanto,
Emília!”, a palavra destacada surgiu de que processo de formação?
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a) Por que Narizinho criou burrifique desta forma?
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3. O que são os qualificativos Pátrios?
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_________________________________________________
_________________________________________________
4. Indique o radical e o sufixo das palavras:
a) qualifica: _______________________________________
b) qualidade: ______________________________________
c) qualificativos: ___________________________________
5. No texto a palavra atopetadinhas tem qual
significado?
__________________________________________________
a) O sufixo inha dá ideia de quê?
_________________________________________________
6. A partir dos adjetivos abaixo dê o substantivo correspondente:
a) seguro: _______________ b) belo: __________________
c) mole: _________________d) macio: ________________
e) bonito: ________________e) branco: _______________
7. A partir do adjetivo seguro crie outras palavras:
a) Acrescentando prefixo: ___________________________
b) Acrescentando sufixo: _____________________________
c) Acrescentando prefixo e sufixo: _____________________
8. Na frase “Havia ali muito
poucos Adjetivos daquela espécie. Mas
as prateleiras dos que não eram Pátrios estavam atopetadinhas.” Que ideia a
palavra MAS dá à frase?
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9. Explique o motivo que “Para
Tia Nastácia ser magro é defeito gravíssimo.”?
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10. Imagine que o substantivo Homem (aquele que a Emília encontrou
no bairro dos Adjetivos) chega em casa, toma um banho, come um sanduíche. Em
seguida, já de pijama vai ao seu quarto, pega seu diário e começa a escrever...
Querido Diário!
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