13 de julho de 2009

Atividade - classe de palavras: adjetivos (6a série/5o ano)



 ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

* Leia o fragmento do texto “Marcelo, marmelo, martelo” da autora Ruth Rocha.

Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas:

- Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?

- Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.

- E por que é que não escolheram martelo?

- Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...

- Por que é que não escolheram marmelo?

- Por que marmelo é nome de fruta, menino!

- E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?

 

1. Com relação ao texto, assinale C para o que for CORRETO ou I para INCORRETO:

(  ) As palavras Marcelo, marmelo e martelo derivam da palavra MAR.

(     ) O substantivo Marcelo está escrito com letra maiúscula, pois é substantivo comum.

(     ) “Marcelo cismou com o nome das coisas” é  o mesmo que dizer Marcelo cismou com os substantivos.

(      ) O adjetivo curioso caberia a Marcelo?

 

 *Leia o fragmento “Entre os Adjetivos” retirado do livro de Monteiro Lobato “Emília no país da Gramática”.

 No bairro dos ADJETIVOS o aspecto das ruas era muito diferente. Só se viam palavras atreladas. Os meninos admiravam-se da novidade e o rinoceronte explicou:

- Os Adjetivos, coitados, não têm pernas; só podem movimentar-ser atrelados aos Substantivos. Em vez de designarem seres ou coisas, como fazem os Nomes, os Adjetivos designam as qualidades dos Nomes.

Nesse momento os meninos viram o Nome Homem, que saía duma casa puxando um Adjetivo pela coleira.

- Ali vai um exemplo – disse Quindim. – Aquele Substantivo entrou naquela casa para pegar o Adjetivo Magro. O meio da gente indicar que um homem é magro consiste nisso – atrelar o Adjetivo Magro ao Substantivo que indica o Homem.

- Logo, Magro é um Adjetivo que qualifica o Substantivo – disse Pedrinho – porque indica a qualidade de ser magro.

- Qualidade ou defeito? – asneirou Emília. – Para Tia Nastácia ser magro é defeito gravíssimo.

- Não burrifique tanto, Emília! – ralhou Narizinho. – Deixe o rinoceronte falar.

O armazém dos Adjetivos era bem espaçoso e algumas prateleiras recobriam as paredes. Na prateleira dos qualificativos PÁTRIOS, Narizinho encontrou muitos conhecidos seus, entre os quais Brasileiro, Inglês, Chinês, Paulista (...) que só eram atrelados a seres ou coisas do Brasil, da Inglaterra, da China e de São Paulo (...).

Havia ali muito poucos Adjetivos daquela espécie. Mas as prateleiras dos que não eram Pátrios estavam atopetadinhas. Os meninos viram lá centenas, porque todas as coisas possuem qualidades e é preciso um qualificativo para cada qualidade das coisas. Viram lá Seguro, Rápido, Branco, Belo, Mole, Macio, Áspero, Gostoso, Implicante, Bonito, Amável, etc. – todos os que existem.

 

2. “Não burrifique tanto, Emília!”, a palavra destacada surgiu de que processo de formação?

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a) Por que Narizinho criou burrifique desta forma?

__________________________________________________

 

3. O que são os qualificativos Pátrios?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

 

4. Indique o radical e o sufixo das palavras:

a) qualifica: _______________________________________

b) qualidade: ______________________________________

c) qualificativos: ___________________________________

 

5. No texto a palavra atopetadinhas tem qual significado?

__________________________________________________

a) O sufixo inha dá ideia de quê?

_________________________________________________

 

6. A partir dos adjetivos abaixo dê o substantivo correspondente:

a) seguro: _______________ b) belo: __________________

c) mole: _________________d) macio: ________________

e) bonito: ________________e) branco: _______________

 

7. A partir do adjetivo seguro crie outras palavras:

a) Acrescentando prefixo: ___________________________

b) Acrescentando sufixo: _____________________________

c) Acrescentando prefixo e sufixo: _____________________

 

8. Na frase  “Havia ali muito poucos Adjetivos daquela espécie. Mas as prateleiras dos que não eram Pátrios estavam atopetadinhas.” Que ideia a palavra MAS dá à frase?

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9.  Explique o motivo que “Para Tia Nastácia ser magro é defeito gravíssimo.”?

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10. Imagine que o substantivo Homem (aquele que a Emília encontrou no bairro dos Adjetivos) chega em casa, toma um banho, come um sanduíche. Em seguida, já de pijama vai ao seu quarto, pega seu diário e começa a escrever...

Querido Diário! 

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