18 de agosto de 2009

6a OFICINA (18 de agosto de 2009) - TP5

 

6a OFICINA (18 de agosto de 2009) - TP5

TP5   -  oficina 10 - unidade 20

O objetivo desta oficina é o de consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento das atividades propostas nestas duas unidades de construção da textualidade, em que focalizamos a coesão e as relações lógicas.

Parte I (30 minutos)
Como costumamos fazer sempre, dedicamos esta primeira parte às observações generalizadas sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades. Para ganhar em objetividade, pedimos que você leve suas observações por escrito para o encontro.

Parte II - Relato de experiências (50 minutos)

EEB Silveira de Souza - Professora Solange P. Freitas
TP5, p. 80
A professora distribuiu aos alunos o texto da Bruxinha Atrapalhada da autora Eva Furnari. O bojetivo da atividade era a utilização dos conetivos como elementos de coerência da sequência narrativa.

           Certo dia a bruxinha atrapalhada estava andando com um vaso na mão e não viu uma pequena pedra que estava no chão, tropeçou deixando o vaso cair no chão e quebrar.
           Entretanto, ela não sabia o que fazer com os pedaços do vaso, ficou pensando e teve a idéia de fazer uma mágica e trazer vassoura. Então, varreu todos os pedaços do vaso para debaixo do tapete.
           Depois disso, a bruxinha atrapalhada saiu assobiando.
                                                         (Wiliam Bitencourt)

A bruxa e o vaso
          Certo dia a bruxa Keka estava carregando um vaso de plantas quando ela caiu e quebrou o vaso.
          No chão, ela olha a sujeira e pensa o que vai fazer.
          Então, faz um feitiço para materializar uma vassoura e logo depois, começa a varrer a sujeira para debaixo do tapete e sai como se nada tivesse acontecido.
                                            (Lhaion Alexandre de Maraes Almeida)


EEB. Jairo Callado - Professora Salomé Zemke
TP5, p. 71-72
Caracterizando a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.











Visita da Articuladora do Ensino Fundamental - Professora Selma




Parte III – Proposta de atividade (120 minutos)
A. Como, nestas duas unidades, estamos trabalhando a construção de significados no texto, tanto a partir de mecanismos de coesão, quanto de marcas de relações lógicas, vamos explorar essas qualidades na elaboração de um texto.
B. Em outras oportunidades, já analisamos textos publicitários, cuja principal finalidade sócio-comunicativa é convencer os leitores para a “compra” de algum produto ou serviço.
C. Desta vez, vamos elaborar um texto publicitário que explore a construção de significados de múltiplas maneiras. Será interessante se você colaborar com seu Formador e levar para o encontro objetos ou figuras de objetos que possam ser o alvo do anúncio.

· Forme grupos de 4 ou 5 colegas para a tarefa de produzir um texto fazendo uso de linguagem verbal e não verbal.
· Cada grupo deve provocar a atenção e o interesse dos “compradores” por meio de uma frase negativa aliada a informações sobre o produto.
· Explore recursos visuais e lingüísticos que conduzam a construção de efeitos de sentido, mas que não explicitem todas as informações: crie suspense!
· Damos, como estímulo, a proposta de análise do texto abaixo.




















a) Que produto o texto está anunciando?
b) Que relação está sendo excluída, negada?
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação?
d) Que expectativas cria essa negação no leitor?
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra?
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio?

· Ao final, cada grupo fará a apresentação de seu texto para a classe e todos devem ser convidados a dar suas opiniões sobre a construção das significações e seus efeitos no poder de convencimento atingido.

Parte IV – Avaliação da Oficina (20 minutos)
Mais uma vez, pedimos sua franqueza para avaliar os objetivos desta oficina e das atividades aqui desenvolvidas. Suas críticas e comentários serão a base para o aprimoramento de nosso trabalho.

Parte V (20 minutos)
As próximas unidades serão dedicadas à revisão, etapa fundamental na elaboração de textos. O que cabe revisar em um texto? Como torná-lo mais adequado a seu objetivo?
Até que ponto nossas preferências pessoais na escolha de vocabulário e de ordenação das informações ao elaborarmos um texto constitui nosso estilo próprio? Pensemos um pouco sobre isso, pois é do que trataremos nas próximas unidades.

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Atividades sobre Estilística

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