Avaliação
Nome: _________________________________________________________
Turma: _______
1. Assinale a opção em que todas as
palavras se formam pelo mesmo processo:
a) atraso / embarque / pesca
b) ajoelhar / antebraço /
assinatura
c) antepor / exportação / sanguessuga
d) o jota / o sim / o tropeço e)
entrega / estupidez / sobreviver
2. Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) supersticiosa - valiosas
d) desatarraxou - estremeceu
e) encruzilhada - estremeceu
e) encruzilhada - estremeceu
3. Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução, passional, corrupção,
visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
d) biografia,
macróbio, bibliografia, asteroide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
4. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formados por:
a) derivação b) onomatopeia
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
4. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formados por:
a) derivação b) onomatopeia
c) hibridismo d) composição e)
prefixação
5. Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor
5. Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor
b) irregular, amoral, demover
c) remeter, conter, antegozar
d) irrestrito, antípoda, prever
e) dever, deter, antever
6. “Te
trago mil rosas roubadas” é
a) comparação b) hipérbole
c) metonímia d) metáfora
7. Indique a palavra que foge ao
processo de formação de chapechape:
a) zunzum b) reco-reco c) toque-toque d) tlim-tlim e) vivido
8. A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal b) sufixal c) regressiva
a) zunzum b) reco-reco c) toque-toque d) tlim-tlim e) vivido
8. A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal b) sufixal c) regressiva
d) parassintética e) imprópria
9. Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada
9. Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada
b) luz, luzeiro, alumiar
c) incrível, crente, crer
d) festa, festeiro, festejar
d) festa, festeiro, festejar
e) riqueza, ricaço, enriquecer
10. Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, vá plantar batatas!
10. Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é
cantar.
11.
A metáfora aparece em
a) A rainha dos baixinhos estava no
programa.
b) Dor é tal qual amor.
c) Nunca mais vou respirar se você não
me tocar.
d)
Paulo é minha vida.
12. “Ele foi dessa para melhor” é
a) comparação b) eufemismo
c) hipérbole d) perífrase
13. “A
chuva caia triste” é
a) prosopopeia b) comparação
c) metonímia d) metáfora
14. Observe o resumo do texto “A
república dos argonautas” (Anna Flora) e faça as correções necessárias.
“Ela mora em um Vila muito simpática ela tinha
muitos amigos ela gostava de brincar de tudo como colocar barquinho na
enxurada, colocar os braços no feijão e arroz.
Mas os tempos foi passando e ela não podia mais
fazer isso por ela já era mocinha e os amigos falavam que era coisa de
criança.”
|
15. Complete a segunda coluna com as
figuras de linguagem adequadas a cada frase.
a)
Comparação
b) Metáfora
c)
Catacrese
d) Metonímia
e)
Personificação ou prosopopeia
f)
Hipérbole
g) Sinestesia
h) Antítese
i) Ironia
j) Eufemismo
|
( ) “Ah, miserável”, esbravejou a morte.
(Millôr)
( ) Me sinto sozinho no meio da multidão.
( ) Vou morrer de estudar.
( ) Ele foi para o reino de Deus.
( ) Deixei o livro ao pé da cama.
( ) Tinha um riso franco como o das
crianças.
( ) Tomei uma taça de vinho.
( ) É um bom goleiro... Só marcaram 7 gols.
( ) Sua namorada é uma flor.
( ) A luz dos sons me contempla. (T.
Silveira)
|
16. Assinale os elementos de uma crônica. Lembre-se, cada resposta errada excluí uma resposta correta.
( ) Desfecho.
( ) Cenário curioso.
( ) No enredo tem um episódio banal do dia
a dia.
( ) A crônica é ambientada somente em
cidades.
( ) O tom da crônica é exclusivamente
reflexivo.
( ) As personagens devem ser somente reais.
( ) Não tem desfecho.
( ) Título comum.
( ) Tons: poético, humorístico, irônico ou
reflexivo.
|
( ) Uma ou várias personagens, inventadas
ou não – o autor pode ser uma delas.
( ) Não pode ser enredo do dia-a-dia.
( ) Foco narrativo em primeira ou terceira
pessoa.
( ) Linguagem coloquial.
( ) Título sugestivo.
( ) O autor não pode ser personagem.
( ) Usa somente a língua padrão.
|
17. Conjugue o verbo AMAR no
Modo Indicativo nos seguintes tempos verbais
|
||||||
|
Presente
|
Pretérito
perfeito
|
Pretérito-mais-que-perfeito
|
Pretérito
imperfeito
|
Futuro
do presente
|
Futuro
do pretérito
|
eu
|
amo
|
|
|
|
|
|
tu
|
amas
|
|
|
|
|
|
Ele/ela
|
ama
|
|
|
|
|
|
nós
|
amamos
|
|
|
|
|
|
vós
|
amais
|
amastes
|
amáreis
|
amáveis
|
amareis
|
amaríeis
|
Eles/elas
|
amam
|
|
|
|
|
|
18. Observe
os textos a seguir:
Texto 1: Erros básicos de
português podem custar vagas de estágio a candidatos
Universitários escrevem “nóis sabemos”
e “ceissentos”, diz empresa.
Erros
como escrever “nóis sabemos” ou “univercidade” em redações e testes de
português complicam a vida de muitos universitários em seleções para estágio.
Diante desse quadro, os selecionadores demonstram preocupação.
Levantamento feito pelo Núcleo Brasileiro de
Estágios (Nube) a pedido do G1 revelou que apenas 32% dos candidatos
avaliados pelo núcleo passaram no teste de português em 2009 – o equivalente
a 12.577 estudantes de um total de 39.304.
O teste inclui 30 questões de
ortografia. Para passar, o estudante pode errar até seis delas. Em 2009,
apenas 5% dos estudantes acertaram todas as perguntas, outros 27% erraram de
11 a 29 questões e 41%, de sete a dez. Nenhum candidato errou o teste todo.
“Mais a educação é trasido de
casa da familia, com certeza se as penalidades fosse igual para os menores
pensariam duas vezes antes de cometer um crime” (trecho da redação de um aluno de
química)"
De acordo com Carmen Alonso,
gerente de treinamento do Nube, os erros de português são vistos como falha
na formação do candidato, pois o esperado por parte das empresas é que os
estudantes tenham domínio do português e conhecimento de pelo menos um
segundo idioma.
Carmen ressalta que ter um
bom português é importante para todos os candidatos, mesmo aqueles das áreas
de exatas. “Não importa qual seja a área de atuação. Quando um engenheiro
entra em uma empresa e apresenta um slide com erros de português, o erro
colocará em dúvida a qualidade de seu trabalho." (Gabriela
Gasparin Do G1, em São Paulo)
|
a) Que justificativa poderia ser dada
sobre o motivo pelo qual algumas pessoas escrevem “nóis sabemos”?
b) Qual é a tese defendida pelo texto?
c) Quais argumentos comprovam a tese
adotada?
d) Você concorda com o argumento a seguir “Não importa qual seja a área de atuação. Quando um
engenheiro entra em uma empresa e apresenta um slide com erros de português, o erro colocará em dúvida a qualidade
de seu trabalho.". Justifique sua resposta.
Texto 2: “Papos”
“- Me disseram...
- Disseram-me
- Hein?
- O correto é ‘disseram-me’.
Não ‘me disseram’.
- Eu falo como quero. E ti digo
mais... Ou ‘digo-te’?
- O quê?
- Digo-te que você...
- O ‘te’ e o ‘você’ não
combinam.
- Lhe digo?
- Também não. O que você ia me
dizer?
- Que você ta sendo grosseiro,
pedante e chato. E que vou ti partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua
cara. Como é que se diz?
- Partir-te a cara.
- Pois é. Partir-la hei de, se
você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
- É para o seu bem.
- Dispenso as suas correções.
Vê se esquece- me. Falo como bem entender. Mas uma correção e eu...
- O quê?
- O mato.
- Que mato?
|
- Mato-o. Mato-lhe. Matar- lhe-
ei- te. Ouviu bem?
- Eu só estava querendo...
- Pois esqueça- o e pára- te.
Pronome no lugar certo é para elitismo.
- Se você prefere falar
errado...
- Falo como todo mundo fala. O
importante é me entenderem. Ou entenderem- me?
- No caso... Não sei.
- Ah, não sabes? Não o sabes?
Sabes- lo não?
- Esquece.
- Não. Como ‘esquece’ ou
‘esqueça’? Ilumine- me. Mo diga. Ensines- lo- me, Vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o
sabes. Ensinar- me- lo- ias se o soubesse, mas não sabes-o.
- Está bem, está bem. Desculpe.
Fale como quiser.
- Agradeço-lhe a permissão para
falar errado que me dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-eia.
- Por quê?
- Porque, como todo esse papo,
esqueci-lo.”
(Luis Fernando Veríssimo)
|
e) Qual o tema/assunto do texto?
f) Qual o gênero textual do texto “Papos”?
g) Faça um resumo do texto “Papos” em, no máximo,
5 linhas.
a) Com relação ao conceito de intertextualidade,
com qual dos textos a imagem estabelece uma adequação de sentido? Com o texto 1
ou texto 2? Justifique.
b) Observe a letra da música de MC Serginho
“Minha eguinha pocotó”
“Vou mandando um beijinho/Pra filhinha e pra vovó/Só não posso esquecer
Da minha egüinha Pocotó/Pocotó pocotó pocotó pocotó/Minha egüinha pocotó”.
Da minha egüinha Pocotó/Pocotó pocotó pocotó pocotó/Minha egüinha pocotó”.
c) Como se classifica a voz- lírica da música?
d) É possível afirmar que a “eguinha pocotó” é uma metáfora indicando a
mulher? Justifique.
e) que relação de sentido é possível estabelecer entre a música e o
livro?
Texto
1: Música: “Só um tapinha não dói”
Ai glamourosa/Cruze os braços no
ombrinho/Lançe eles pra frente/Desce bem devagarinho/Dá uma quebradinha/E sobe
devagar/Se te bota maluquinha/Um tapinha eu vou te dar/Dói!!!/Um tapinha não
dói/
Dói/Um tapinha não dói/Dói/Um tapinha não dói/Dói/Um tapinha não dó.
Dói/Um tapinha não dói/Dói/Um tapinha não dói/Dói/Um tapinha não dó.
Texto 2: Propaganda contra a violência.
a) Faça um texto
dissertativo-argumentativo com o tema: “A violência contra a mulher retratada
nas músicas”
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário