11 de novembro de 2015

Mais de 300 mulheres são assassinadas por ano em SC. Precisamos ensinar gênero na escola?

A cada 12 horas uma mulher é vítima de violência em SC 

Menina de 10 anos é estuprada em TB

Após a Prova do Enem abordar em muitas questões  a temática da valorização da mulher e a redação também abordar a mesma temática, como foi divulgado pelo Inep:
Instaurou-se uma enxurrada de opiniões ora favoráveis ora contrárias. 
SC - No ano passado, Santa Catarina registrou 49.359 casos de violência contra as mulheres. Florianópolis, Joinville e Blumenau lideram o ranking de casos.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, dos 53 homicídios de mulheres ocorridos em violência doméstica no ano passado, 51 foram passionais. Maridos e companheiros que não admitem a separação do casal."
Fonte: ACAERT

Resultado de imagem para violencia contra a mulher

"1. As mulheres registraram em 2014: noventa mil, trezentos e vinte e uma ocorrências (90.321).
2. Destas 90.321 ocorrências, apenas 43.809 (48,50%) foram vinculadas a Lei Maria da Penha.
3. De 82.410 boletins de ocorrência registrados na polícia civil, estão registrados 11.303 inquéritos instaurados e 18.960 inquéritos remetidos.
4. De 39.286 registros de violência doméstica contra meninas, jovens, mulheres, foram instaurados 9.066 inquéritos e 15.876 inquéritos foram remetidos ao ministério público para denúncia.
5. Dos 333 homicídios e 07 boletins de ocorrência de lesão seguida de morte registrados (totalizando 340 mortes), 173 mulheres e meninas foram assassinadas por pessoas de seu convívio familiar e ou com relação de afeto.
Somando os dados da Policia Civil e Militar, com relação à violência doméstica, há um total de 43.809 registros de violência doméstica contra meninas, jovens e mulheres."
Fonte: FETIESC
Resultado de imagem para campanha violencia contra a mulher
Com mais de 300 mulheres assassinadas por ano em nosso estado (Fonte: Click RBS) Será que alguém ainda tem dúvidas sobre a importância de abordarmos sobre gênero na escola?
Selecionei algumas notícias que foram veiculadas nos jornais catarinenses no ano de 2015 e tem como mote a violência contra a mulher. Nessas notícias, as mulheres foram vítimas de atrocidades cometidas por pessoas muito próximas (companheiros) ou desconhecidos. 

Janeiro:
Fevereiro:
Março:
Abril
Maio:
Junho:
Julho:
Agosto:
Setembro:
Outubro:
Novembro:

Resultado de imagem para campanha violencia contra a mulher

Encerrei minha pesquisa, pois não consegui mais ler tantas notícias envolvendo tantas meninas, mulheres. Notícias nas quais, as mulheres, além de sofrerem a violência física, ainda sofrem pela falta de atendimento especializado e sofrem ainda mais pelas violência das palavras empregadas para designá-las. Muitas vezes, condenando a vítima e vitimizando o carrasco. Eis a mídia. Eis a sociedade.
Será que precisamos estudar gênero na escola? Sim, urgentemente!.


Resultado de imagem para campanha violencia contra a mulher







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)