20 de julho de 2016

Como a mídia internacional retrata o Brasil

A imagem que vemos do Brasil mundo afora é, na maioria das vezes, distorcida. Refletindo estereótipos e/ou realidades e/ou comportamentos minoritárias.
Para os "gringos" somos o país do samba e do futebol e a mídia brasileira elenca isso como sendo "as paixões nacionais". Contudo, isso não é consenso.
Mas em algumas - raras situações - a midia internacional consegue retratar "um outro Brasil" ou até mesmo desmistificar estereótipos.
Veja a campanha publicitária criada para os Jogos Olímpicos no Brasil: "Sport unites us across conflicts". O vídeo já tem mais de um milhão e seiscentas mil visualizações.
Será que ela reforça estereótipos já existentes?


"A peça publicitária foi produzida pela Camp David Filme e SouthWest Productions em colaboração da brasileira Hungry Man. O nome do roteiro é “Esporte une todos”.

Contrastes

“Quando os Jogos Olímpicos começarem no Rio, será um momento de grandes realizações esportivas, samba e festividades coloridas. No entanto, nem todo mundo fará parte das festividades. Porque, apesar de sua beleza, o Rio é uma cidade de contrastes. Na sombra das celebrações Olímpicas você vai encontrar as crianças de rua do Rio vivendo em favelas onde a brilhante imagem da Olimpíada é apagada pela pobreza e condições difíceis”, diz a marca em sua página oficial do YouTube, onde o vídeo foi divulgado.
“O esporte cria esperança em meio à vida cotidiana, que é ao mesmo tempo exigente e difícil para muitas pessoas. No Brasil, todo mundo adora futebol, quase sem exceção. Jogar futebol ou praticar outro esporte é definitivamente uma coisa positiva. Isso pode superar obstáculos e resolver conflitos. Cria unidade e solidariedade, e estabelece as bases para o diálogo. É nisso que nos concentramos em nosso novo comercial”, finaliza."

"Sport unites us across conflicts. This is the message we want to convey in our new commercial. When the Olympic Games kick off in Rio, it will be a time of great sporting achievements, samba and colorful festivities. 

However, not everyone will be joining in the festivities. Because despite its beauty, Rio is a city of contrasts. In the shadow of the Olympic celebrations you will find the street children of Rio living in the Favelas where the glossy image of the Olympics is obliterated by poverty and tough conditions.

Sport creates hope in the face of an everyday life which is both demanding and difficult for many people.
In Brazil everyone loves football, almost without exception. Playing football or another sport together is definitely a positive thing. It can overcome obstacles and resolve conflicts. It creates unity and solidarity, and lays the foundation for dialogue. This is what we focus on in our new commercial. And if there’s anything Rio de Janeiro needs, then it is arenas for peaceful co-existence.

Read the full story and how you can help us to show your support to street kids of RIO at www.sportunitesall.com 

Made for: XXL – All Sports United
www.xxl.no
www.xxl.se
www.xxl.fi
www.xxl.dk

Read more about about the movie here: www.sportunitesall.com

Location: Rio de Janeiro

Actors: Ronaldinho (RONALDO DE ASSIS MOREIRA) as himself
Stunt skater: Adil Dyani

Made by:
Empefire and Empefire Film: Jon Erik Skiælder, John Draleke, Bruno Ø. Kvae, Ben Christensen and Erlend Gram Simonsen

Camp David: 
Karl Wessblad, Kristina Wibom
Directors: Måns Mårlind, Stein Bjørn

South West productions: Staffan Tranaeus

Music produced by: Nathaniel Mechaly

Sound design: Red Pipe

Postproduction: Gangsters

VFX: Hans De Geer"
Fonte: you tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)