28 de junho de 2016

"É POR ISSO QUE FAÇO LETRAS"

Trabalhos apresentados por Graduandos de Letras Português (UFSC) na disciplina de Literatura Brasileira II, ministrada pela professora Tânia de Oliveira Ramos

Há uma semana, professora Tânia de Oliveira Ramos, minha orientadora convidou-me para dia 27 de junho assistir às apresentações dos trabalhos finais que seriam apresentados pelos alunos da graduação em Letras Português (UFSC).
Confesso que não conseguia imaginar como os alunos fariam os trabalhos. Pura expectativa.
Segundo a professora havia alguns critérios a serem seguidos:
a) a adequação temática ao conteúdo trabalhado no semestre;
b) o uso de mídias;
c) ser uma produção coletiva;
Cheguei na sala minutos antes do início da aula.  
O burburinho tomava conta do ambiente... Pensei "aluno é aluno em qualquer lugar".
Mas a balburdia era justificável: era a apresentação do trabalho final do semestre 2016/1.
Estavam nervosos, detalhes dos trabalhos a serem completados; problemas com tecnologia, imprevistos, falhas...
Passado esse primeiro momento, professora Tânia direcionou os grupos, me apresentou ao grupo e, em seguida sinalizou a ordem para a apresentação.
Estava nervosa... Acho que tanto quanto os alunos e as alunas... Estava suando...
Talvez compartilhando ou absorvendo a insegurança deles.
Mas estava muito curiosa imaginando como os alunos dariam conta do que fora proposto.
E as apresentações, finalmente, começaram;

Grupo 1
Alini, Larissa, Mariana e Anelise falaram sobre Lima Barreto
"Porque Lima Barreto em sua genialidade mereceu o olhar de Ane Carlesso minhas alunas de Brasileira II. E elas o reescreveram do ponto de vista feminino. E estabeleceram um diálogo instigante com Machado de Assis e sua cartomante" (Tânia Ramos)



Grupo 2
Alunas: Alana e Jennifer
"De como estudar literatura e se pensar professora. De como pensar as coisas ditas e dar visualidade à história literária refletida nos manuais. De como dar movimento aos momentos literários em sua materialidade no espaço virtual. Jennifer e Allana Kretzer na Brasileira II." (Tânia Ramos)

Grupo 3
Ana Luiza, Letícia Rosa, Taciane e Helena falaram sobre Cruz e Souza
"Hoje foi o dia de minhas alunas mostrarem o que há de bom. Assim leram Cruz e Sousa. Assim o ressignificaram. Vozes veladas voluptuosas vozes . Entre elas Taciana AulerAna Santiago, Luisa LandreLeticia da Rosa e Helena Iuskow." (Tânia Ramos)

Grupo 4
Andreia, Guilherme e Osmar
Ainda sem o vídeo

Grupo 5
Amanda, Marina e Sabrina falaram sobre Cruz e Souza
"Da biografia de estar aqui e lá, eis Cruz e Sousa biografado com pesquisa e sensibilidade por Marina Basso. E Amanda Lopes" (Tânia Ramos)


















Grupo 6
Rafael e Camila
"Rafael Tomelin vinha para a minha aula com seu violoncelo. Tinha ensaio depois na Orquestra de Câmara da UFSC. Ele e Camila Hickenbickm, amigos para sempre, encontraram um modo de ler a Via Láctea de Olavo Bilac. O céu, as luzes, a voz, a poesia, o som do violoncelo: Ora direis ouvir estrelas. Certo! Perdeste o senso........" (Tânia Regina de Oliveira Ramos)



Grupo 7
"Mais do que um trabalho final de Brasileira II. Uma aula, uma leitura, com som e imagem, como merecia o Poeta de Desterro. O olhar sensível de Helder, Viviane Lima Ferreira Damaris Silveira Sinara Teixeira Rodrigues e Helder, minhas alunas e meu aluno de Brasileira II. (...) porque o nuLIME e o NUPILL fizeram parte da pesquisa." (Tânia Ramos)




Grupo 8 
Edna, Letícia,  Fabiana e Fernanda Apresentaram sobre Aluísio de Azevedo
"Porque me surpreenderam na escolha que fizeram sobre o século XIX. : Edna, Letícia. Fabiana e Fernanda. O bonito no grupo foi que elas, na segunda fase, têm a noção do que gostariam de ter visto isso no 9o. ano por exemplo. E o encontro de gerações nas vozes. Destaco o talento de Letícia para o desenho. (...) E a delicadeza." (Tânia Ramos)



Grupo 9
Jéssica, Ana Clara, Benedita
"Porque no grupo de Mariele Aguiar Sabrina de Souza Jéssica Perdigão tinha duas intercambistas vindas da Itália. E decidiram pesquisar Monteiro Lobato para que Clara e Benedetta Oliovecchio, tivessem a oportunidade de conhecer as paixões e contradições do escritor. E especialmente como ele nos mostrava o Brasil via Jeca Tatu. Aqui está Lobato biografado." (Tânia Ramos)


Grupo 10
"O parnasianismo e as ondas de Raimundo Correia na leitura poética de Jéssica Taís de Souza e Rafaela Michels Martins. " (Tânia Ramos)


Grupo 11
"Porque Karla, Priscila Pieper Silva e Renato Cristofoletti leram bonito Augusto dos Anjos para a disciplina Brasileira II." (Tânia Ramos)


Ao final das apresentações, com um misto de encantamento, de renovação profissional e de esperança nos profissionais que sairão deste grupo, Refiz meu trajeto como professora.
Professora Tânia fez as considerações sobre os trabalhos (algumas transcritas do Facebook), mas o encantamento pelo que vimos, ouvimos e sentimos não foi somente meu.
Vi nos olhos da professora a alegria de ter sido surpreendida com tantos trabalhos bem feitos, demonstrando o cuidado, o gosto pela literatura, apresentando sensibilidade e talentos até então adormecidos.
Em seguida, falei sobre as minhas percepções sobre os trabalhos, do potencial do que fora apresentado, da importância do trabalho coletivo no dia-a-dia das escolas e também sobre a importância de espaços como aquele na busca do auto(re)conhecimento, dos gostos, das habilidades, dos talentos, das possibilidades de cada uma.
Finalizei com a frase que ouvi de uma das alunas enquanto assistia as apresentações:
"É POR ISSO QUE FAÇO LETRAS".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)